Política Titulo
Aécio mantém veto a aumento para parlamentares
03/12/2002 | 00:10
Compartilhar notícia


O presidente da Câmara e governador eleito de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), mantém o veto ao projeto de decreto legislativo reajustando em 50% os salários dos parlamentares, que está sendo elaborado no Congresso. Ele não quer em seu currículo participação na aprovação de medida tão mal-vista pela sociedade. Aécio já deixou claro a seus colegas que, enquanto comandar a Câmara, não vai pôr a proposta em votação.

Mas a posição de Aécio Neves não enterra o assunto no Congresso. Isso porque o projeto de decreto legislativo poderá ser aprovado em janeiro, depois que o presidente da Câmara deixar o cargo para assumir o governo de Minas Gerais. Os defensores do aumento de seus próprios salários apostam que haverá convocação extraordinária do Congresso em dezembro e em janeiro, uma boa oportunidade para votar o reajuste.

Pela Constituição e as normas regimentais da Câmara, o projeto de decreto legislativo fixando o valor dos salários dos parlamentares tem de ser aprovado pelos deputados e senadores até 31 de janeiro – quando se encerram oficialmente os atuais mandatos. A proposta poderá manter os atuais R$ 8,2 mil recebidos pelos congressistas ou reajustar os salários para R$ 12,7 mil, como defende o primeiro-secretário da Câmara, Severino Cavalcanti (PPB-PE). Falta ainda elaborar o projeto fixando o aumento de 50% nos salários dos congressistas.

Mas Cavalcanti avisou que não vai desistir da luta para garantir esse aumento. O deputado garante que não está sozinho nesse movimento, porque todos os dias vários colegas vão a seu gabinete pedindo providências em relação ao assunto. Disse ainda que vai manter nesta semana contatos com líderes dos partidos da Câmara e Senado na tentativa de elaborar o texto da proposta.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;