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Patina a venda de carros em março
Eric Fujita
Do Diário do Grande ABC
17/03/2006 | 08:28
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Depois dos recordes de vendas registrados em janeiro e fevereiro, as vendas de veículos zero quilômetro pisaram no freio, apresentando queda de 6,93% na primeira quinzena de março, se comparado com o mesmo período do ano passado. Em relação ao mês anterior, o balanço parcial, divulgado quinta-feira pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), também apontou recuo de 5,97%. O mau resultado surpreendeu as concessionárias, que aguardavam um novo crescimento no setor.

Na primeira metade do mês, houve 67.369 emplacamentos contra os 72.389 registrados em igual época de 2005. Já nos 15 primeiros dias de fevereiro, foram 71.643 licenciamentos, conforme dados coletados no Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) – o principal termômetro no mercado interno. O estudo da Fenabrave engloba veículos de passeio, comerciais leves, caminhões e ônibus e leva em consideração somente as vendas realizadas nos dias úteis.

Ainda de acordo com o levantamento, os caminhões puxaram essa redução, com um resultado negativo de 13,5% ante março do ano anterior. Depois, aparecem os carros de passeio, com queda de 7,11%.

A diminuição das vendas de veículos vai na contramão do esperado pela própria Fenabrave e Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). As duas entidades apostaram numa continuidade do aumento no volume de licenciamentos em março.

A federação já esperava um novo desempenho positivo neste mês para realizar uma revisão para cima das expectativas de vendas durante o ano. Sem essa atualização, a entidade estima que o crescimento deverá ficar na média de 8% em 2006. Para tentar recuperar o restante de março, a Volkswagen e a Ford promovem feirões de fábrica e nas concessionárias.

Concessionárias – As concessionárias ficaram surpresas com a queda nas vendas de veículos. Na avaliação da gerente de Vendas da Avel, em São Bernardo, Ednéia Vedovato, não existe uma explicação clara para essa redução. Porém, ela acredita que o recuo ocorreu devido a questões sazonais. "O resultado sempre é fraco na primeira quinzena porque tradicionalmente as montadoras investem mais em promoções no final do mês."

Mesmo com a diminuição na primeira quinzena, o gerente da Savol, de Santo André, Edmar Vieira de Lima, aposta no crescimento do setor ainda neste mês. Como justificativa, ele disse que a revendedora já igualou os níveis de vendas no período, em relação a fevereiro.




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