Política Titulo
Oswaldo oficializa Eliana no primeiro escalão
Mark Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
25/01/2011 | 07:11
Compartilhar notícia
Tiago Silva/DGABC


O 1º escalão do governo do prefeito de Mauá, Oswaldo Dias (PT), ganhou mais uma mulher. Trata-se de Eliana Henrique da Silva, que assume oficialmente a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, após a exoneração do então titular da Pasta, José Estevam Gazinhato.

Eliana é casada com o presidente da Câmara, Rogério Santana (PT), que desde o ano passado vem articulando a nomeação junto ao chefe do Executivo. Com o desfecho, fica acordado também que o grupo do parlamentar apoiará Oswaldo em eventual tentativa de reeleição ao Paço, no ano que vem.

Ela é a sexta mulher a integrar o secretariado mauaense na gestão petista. O curioso é que, assim como Eliana, a secretária de Educação, Margaret Franco Freire, também chegou ao 1º escalão por meio de acordo do marido com o prefeito. No caso, o vereador Cincinato Freire (PSDC), que apoiou Oswaldo na campanha rumo ao Executivo, em 2008, e integra a base de sustentação ao chefe do Executivo no Legislativo.

Somadas à primeira-dama do município, Celma Maria de Oliveira Dias (secretária de Assistência Social), metade da ala feminina do secretariado de Mauá possui ligações políticas com o governo que passam necessariamente pelo matrimônio. As outras componentes são Mariângela Souza Secchi Pereira (chefe de Gabinete), Ana Paula Ribeiro Barbosa (secretária de Assuntos Jurídicos) e Josiene Francisco da Silva (titular de Planejamento Urbano).

 

JOGADA ANTIGA

O desejo de Rogério Santana em ter Eliana no comando da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (até então era coordenadora das oficinas culturais) começou a ser exprimido em setembro. Na época, o apoio do presidente da Câmara à candidatura de Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho (PT-São Bernardo) para deputado federal, em detrimento à recomendação de Oswaldo, de trabalhar pelo candidato do governo de Mauá, o secretário de Obras, Hélcio Silva, quase fez a negociação ir por água abaixo.

A articulação foi retomada logo em seguida, quando Gazinhato passou a queixar-se de pouca liberdade que lhe era concedida para a implantação de projetos na Pasta. Com a insatisfação do então secretário, Oswaldo não só se reaproximou de Rogério como uniu a base governista em torno de seu nome na eleição para a presidência da Câmara, em dezembro - o parlamentar petista foi o único das sete cidades do Grande ABC a conseguir a reeleição no comando da mesa diretora da Câmara.

Fora do governo, Gazinhato retomou cargo concursado no Metrô de São Paulo, onde está próximo de conquistar a aposentadoria.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;