Cíntia Bortotto Titulo
As profissões do futuro

Os setores que terão maior demanda de trabalhadores

Cíntia Bortotto
18/06/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Muitos têm me perguntado sobre as profissões do futuro. Quando se pensa neste assunto, considera-se como estará o mercado. Com as mudanças de um mundo cada vez mais rápido, conectado, com informação disponibilizada e preocupação crescente com o mundo e as próximas gerações temos novas demandas, que juntamente com demandas que sempre existirão formam espaços de trabalho que serão ocupados pelos profissionais, principalmente os das gerações Y e Z.

Então, quais são as profissões do futuro?

Profissões vinculadas à informática - desde análise de sistemas, até programadores e desenvolvedores em diferentes linguagens para diversos aplicativos. Exemplos: programador de sistemas, principalmente os utilizados em interfaces gráficas, analista de sistemas, analista de processos, gestor de projetos, DBAs (analista de banco de dados).

Profissões vinculadas às redes sociais: desde entendimento de tendência, utilização desde meio para propaganda, disponibilização de informação, forma de ouvir o cliente/ consumidor, enfim e tantos outros usos que ainda estão em análise. Exemplos: analista de redes sociais, analistas de marketing para estratégias voltadas às redes, analista de comunicação, entre outros.

Profissões vinculadas à sustentabilidade: desde consultoria para as empresas serem mais sustentáveis, treinamentos, até a consolidação de projetos, sejam ambientais, sociais, comunitários, produtos verdes, atendimento focado no futuro e não no presente. Exemplos: analista de sustentabilidade, analista de comunicação, analista de produto, engenheiro ambiental, biólogo, etc.

Profissões vinculadas à qualidade de vida: pode ser tanto relacionadas à estética, ao comer bem, cuidar do corpo e da mente, tudo que remete ao cuidado de si, da família. A tendência aqui é conseguir fazer a qualidade de vida estar cada vez mais adaptada e engendrada com o dia a dia da pessoa. Exemplos: fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, esteticista, massagista, chef, psicólogos, empresários que têm negócios vinculados ao entretenimento, médico da família, hebiatras.

Profissões vinculadas à tecnologia: quando mais se avança em termos tecnológicos mais se permite que outras áreas avancem também! Portanto, as áreas de pesquisa e de tecnologia também são profissões que podem ser consideradas do futuro. Exemplos: engenheiros (todos, desde civil, produção, mecânica, elétrica, passando por alimento, até engenheiros físicos, que lidam com tecnologia de ponta).

Siga confiante e boa sorte! 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;