Esportes Titulo
Em corrida emocionante, Hamilton vence o GP do Canadá
Por Da AFP
10/06/2007 | 19:04
Compartilhar notícia


Lewis Hamilton, da McLaren Mercedes, ganhou seu primeiro Grande Prêmio, neste domingo, no Canadá e, além disso, saiu ileso de uma corrida caótica, que também teve como protagonista o polonês Robert Kubica (BMW Sauber), envolvido em um violento acidente.

Seis corridas na maior categoria do automobilismo esportivo e uma vitória no dia seguinte a sua primeira pole position levaram Hamilton, 22 anos, à liderança do Campeonato Mundial de Pilotos de Fórmula 1, um lugar de onde ele demonstra ser difícil tirá-lo.

Ao término da prova, o britânico explodiu de alegria e se jogou nos braços de seus mecânicos, engenheiros e patrões.

Depois Hamilton se dirigiu ao pódio, que compartilhou com Nick Heidfeld (BMW Sauber) e Alexander Wurz (Williams Toyota), com a energia de um pugilista que sobe ao ringue e esquece do cansaço.

"É um dia fantástico! A temporada já era fantástica com os cinco pódios, e hoje a equipe me deu o melhor carro", disse o britânico que, minutos antes da largada estava pálido e agoniado pela pressão.

"Habitualmente vou até o limite, mas aqui, este circuito é ardiloso e tive que levantar o pé do acelerador", acrescentou o piloto antes de dedicar a vitória a seu pai, que o acompanha em todas as corridas.

Mas o Grande Prêmio do Canadá ficará igualmente na história pelos inúmeros acidentes, entre eles o protagonizado por Kubica.

O polonês perdeu o controle de seu carro, após um toque no Toyota de Jarno Trulli em uma curva. Seu BMW Sauber bateu em seguida contra um muro, capotou várias vezes e atravessou a pista, enquanto se desfazia em pedaços. Só a cabine do piloto e uma roda traseira resistiram ao impacto.

"Kubica não tem nada e receberá alta na segunda-feira", informou neste domingo Mario Theisse, patrão da escuderia BMW Sauber.

"Não sofreu nenhuma fratura na perna", acrescentou a fonte ao rebater os boatos de que teria fraturado uma perna ou um tornozelo.

"Conversamos, ele falou comigo quase normalmente", disse seu agente.

O circuito Gilles Villeneuve também foi azarado para Felipe Massa (Ferrari), Giancarlo Fisichella (Renault), Fernando Alonso (McLaren Mercedes) e Nico Rosberg (Williams Toyota).

Os dois primeiros foram desclassificados ao sair dos boxes sem respeitar a luz vermelha em uma das várias ocasiões em que o ‘safety car’ entrou na pista.

Alonso e Rosberg, pelo contrário, foram punidos por 10 segundos por terem ingressando nos boxes sem autorização para tal.

O espanhol, que perdeu na largada uma posição para Heidfeld, terminou a prova em sétimo, superado pelo japonês Takuma Sato (Super Aguri F1 Team).

Para a Ferrari a jornada foi cinzenta com a desclassificação de Massa e o modesto quinto lugar de Kimi Raikkinen, atrás da Renault R27 de Heikki Kovalainen.

Confira o resultado do Grande Prêmio do Canadá:

1. Lewis Hamilton (GBR/McLaren-Mercedes) em 1:44:11.292

2. Nick Heidfeld (ALE/BMW Sauber) à 4.343

3. Alexander Wurz (AUT/Williams) à 5.325

4. Heikki Kovalainen (FIN/Renault) à 6.729

5. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) à 13.007

6. Takuma Sato (JPN/Super Aguri) à 16.698

7. Fernando Alonso (ESP/McLaren-Mercedes) à 21.936

8. Ralf Schumacher (ALE/Toyota) à 22.888

9. Mark Webber (AUS/Red Bull) à 22.960

10. Nico Rosberg (ALE/Williams) à 23.984

11. Anthony Davidson (GBR/Super Aguri) à 24.318

12. Rubens Barrichello (BRA/Honda) à 30.439




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;