Cultura & Lazer Titulo
Projeto de formandos da FEI será apresentado nos EUA
Anderson Amaral
Do Diário do Grande ABC
06/01/2004 | 00:47
Compartilhar notícia


Estudantes do Centro Universitário da FEI desenvolveram um sistema que possibilita a inclusão digital a portadores de deficiência visual e auditiva. Batizado de ACDS (Assistente de Comunicação para Deficientes Sensoriais), o projeto será apresentado quinta-feira na Consumer Communications and Networking Conference, evento aberto nesta segunda em Las Vegas, nos Estados Unidos.

Composto por três módulos (Notes, Net e Mouse), o ACDS permite que deficientes físicos, sensoriais ou de aprendizado, tenham acesso ao computador, transformando texto em voz para o deficiente visual, e voz em texto para o deficiente auditivo.

Cláudio Rodrigo da Silva – um dos quatro formandos que, sob a supervisão da professora Maria Ines Lopes Brosso, desenvolveram o sistema – afirma que a principal vantagem do ACDS reside no baixo custo da tecnologia. “As soluções para portadores de deficiência disponíveis no mercado sofrem de um paradoxo: promovem a inclusão digital, mas contribuem para a exclusão, pois são caras demais”, diz.

Após a confirmação da presença no evento de Las Vegas – para a qual o projeto, o único da América Latina, foi aprovado juntamente com outros 19 de várias aplicações –, os alunos agora pleiteiam, junto ao Ministério da Ciência e Tecnologia, por meio da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), dinheiro para aperfeiçoar o sistema.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;