Esportes Titulo
Corinthians e Atlético Sorocaba empatam na abertura do Paulistão
Fernão Silveira
Do Diário OnLine
21/01/2004 | 18:15
Compartilhar notícia


Chuva, gramado ruim e pênaltis duvidosos marcaram o empate por 2 a 2 entre Corinthians e Atlético Sorocaba, nesta quarta-feira à tarde, no estádio Walter Ribeiro (Sorocaba), pela abertura do Campeonato Paulista de 2004. Os dois times, que estão no Grupo 1, encerram a primeira rodada do estadual somando 1 ponto. Rogério e Rafael Silva marcaram para o Corinthians; Ronaldo Marconato e Luciano Henrique balançaram a rede pelo Atlético.

A bonita festa montada pela cidade para comemorar a volta do futebol sorocabano à elite do Paulistão, após 13 anos de ausência, quase foi estragada pela chuva. A drenagem do estádio Walter Ribeiro não deu conta da água que caiu sobre Sorocaba nesta tarde e o gramado virou um verdadeiro charco. Praticamente impossibilitados de tocar a bola, os dois times tiveram de apelar à raça para conseguir desenvolver um esboço de futebol.

"Hoje foi praticamente uma guerra. Era bola para cima para tentar jogar", reclamou o atacante Rafael Silva, que estreou com a camisa corintiana marcando o gol de empate. "Poderia ter sido melhor, infelizmente o campo não ajudou. Mas foi uma partida boa pela nossa garra", analisou o também estreante goleiro Fábio Costa, novo ídolo do Timão. "Já temos os problemas de entrosamento, daí esse gramado dificultou ainda mais", concluiu.

A chuva praticamente impossibilitou que a torcida alvinegra conhecesse o 'novo Corinthians', reforçado por 12 atletas – oito dos quais presentes no jogo desta tarde - e comandado pelo quase estreante treinador Juninho Fonseca. Ao Atlético, que faz sua estréia na 1ª divisão, o empate com os defensores do título paulista foi um resultado digno de empolgar a cidade de Sorocaba.

Os donos da casa começaram a partida tentando impor correria. Mas o Corinthians saiu na frente logo aos 9 minutos, na primeira marcação polêmica do árbitro Cléber Wellington Abade. O juiz viu um empurrão da defesa sorocabana no zagueiro Marquinhos dentro da área e apontou pênalti. O capitão Rogério bateu com categoria e abriu o placar: 1 a 0.

Como o gramado impossibilitava que os atletas carregassem a bola, os passes longos e os chutes de fora da área viraram as principais armas de Corinthians e Atlético. Estava difícil balançar a rede, pois os goleiros Fábio Costa e Uânderson mostravam segurança debaixo dos três paus. Assim, o árbitro teve de 'ajudar' mais uma vez. Aos 44, Luciano Henrique invadiu a área e caiu depois de esbarrar em Marquinhos. Foi suficiente para Cléber Wellington Abade marcar outro pênalti, que o zagueiro Ronaldo Marconato converteu: 1 a 1.

O panorama da partida pouco mudou no segundo tempo, graças ao campo encharcado. Tanto que a primeira chance de gol saiu após um cruzamento na área que Anderson completou de cabeça. O goleiro Uânderson fez uma excelente defesa e a zaga aliviou o rebote. Depois disso, a chuva apertou e o jogo piorou.

Mas o gramado ruim não impediu que o Atlético Sorocaba chegasse ao segundo gol, aos 29. Numa das raras jogadas individuais de efeito da partida, Luciano Henrique invadiu a área após colocar a bola entre as pernas de Rogério e tocou bonito na saída de Fábio Costa.

Os visitantes passaram a pressionar em busca do empate e tiveram sucesso aos 38 minutos, na maneira mais fácil de driblar as dificuldades impostas pelo campo encharcado: a bola aérea. Adrianinho cruzou na área, Marquinhos desviou de cabeça e Rafael Silva dominou de frente para o gol, tendo o trabalho de apenas tocar para o fundo das redes de Uânderson. E assim terminou o primeiro jogo do 102º Campeonato Paulista da história.

Os dois times voltam a jogar pelo estadual no sábado (dia 24), às 17h. O Corinthians enfrenta o Rio Branco, no Pacaembu. O atacante Marcelo Ramos, o zagueiro Valdson e o volante Rincón devem estrear pelo Timão nessa partida, válida pela segunda rodada. O Atlético Sorocaba viaja à capital paulista para enfrentar o tradicional Juventus, na Rua Javari.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;