Internacional Titulo
Tubarao mata banhista em praia na Austrália
Por Do Diário do Grande ABC
06/11/2000 | 11:59
Compartilhar notícia


Um banhista foi morto por um tubarao em uma praia no Sul da Austrália nesta segunda-feira.

Segundo testemunhas, o tubarao, de quase 5 metros, apareceu quando a vítima estava com a água na altura da cintura. O homem teve sua perna arrancada e morreu de hemorragia em poucos instantes.

Outro banhista sofreu ferimentos na perna e no pé e foi hospitalizado.

Este é o primeiro ataque mortal registrado na costa Oeste da Austrália em mais de 30 anos.

Escassez de peixes pode provocar ataque de tubaroes

A reduçao do número das presas habituais dos tubaroes, os peixes, pode ser uma das explicaçoes para os três ataques a homens registrados no litoral australiano em menos de dois meses, afirmaram nesta segunda-feira os especialistas.

``Em todo mundo está diminuindo o número de tubaroes. Entretanto, porque estao aumentando os ataques?', questiona Chris McDonald, responsável pelo aquário de Sydney.

``Uma das teorias que pode explicar este fenômeno é a escassez de peixes. Um nadador, que se assemelha a uma foca ferida, converte-se numa presa entao', acrescentou.

O grande tubarao branco faz parte da lista de espécies ameaçadas de extinçao, segundo a lei australiana de proteçao de espécies em perigo. Sem dúvida, acredita-se que este tipo de tubarao foi responsável pelos três ataques mortais a homens registrados recentemente.

O tubarao branco normalmente figura entre os suspeitos cada vez que desaparece um pessoa que nadava ou praticava surfe.

Nos Jogos Olímpicos de Sydney, os triatletas foram escoltados na competiçao na baía de Sydney por mergulhadores equipados com aparatos especiais para repelir os tubaroes.

É que apesar dos ataques mortais de tubaroes serem esporádicos na Austrália, dois homens que surfavam morreram no litoral australiano durante o período das Olimpíadas, depois de terem sido feridos por tubaroes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;