Política Titulo Renovação
Maioria dos eleitores de Sto.André quer mudança

Por outro lado, prefeito Aidan Ravin lidera pesquisa estimulada

Rogério Santos
do Diário do Grande ABC
01/06/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Pesquisa eleitoral realizada em Santo André e divulgada ontem aponta o desejo de mudança no comando da cidade por parte do eleitorado. Segundo o levantamento, 59,2% dos entrevistados votariam num candidato que apresente outro modelo de gestão, diferente do governo de Aidan Ravin (PTB). Já 36% dos entrevistados se mostram favoráveis à continuidade da administração petebista. Por outro lado, o prefeito lidera as sondagens estimulada e espontânea.

O levantamento mostra que 50% dos entrevistados votariam em um candidato de oposição e 38% num postulante governista. Os indiferentes somaram 13%.

O anseio por mudança no comando do Paço andreense contrasta com a vantagem de Aidan na pesquisa estimulada, em que os nomes dos pré-candidatos são apresentados aos entrevistados.

O chefe do Executivo aparece com 35 % das intenções de voto. Carlos Grana (PT) tem 19,6% da preferência do eleitorado, seguido por Raimundo Salles (PDT), com 17,8% e Nilson Bonome (PMDB), 1,6%. Alexandre Flaquer (PRTB) e Marcelo Reina (Psol) foram lembrados por 1,2% e 0,8% dos entrevistados, respectivamente.

O PSDB não foi citado na pesquisa por que a sigla não deve emplacar postulante. A tendência é que o partido indique o presidente do diretório municipal, Ricardo Torres, para vice na chapa de Aidan.

O resultado da consulta popular aponta a tendência de segundo turno, principalmente pela rejeição a Aidan. Os que não votam de jeito nenhum no prefeito são 29,2%. Grana apresenta 10,6%, Salles 8%, Flaquer 4,4%, Bonome 3,2% e Reina 2,6%.

Apesar da rejeição, a pesquisa a presenta 50% de aprovação na gestão do chefe do Executivo, contra 29% de desaprovação. Para 20% dos munícipes entrevistados, a gestão é regular.

A pesquisa mediu também a aprovação do governador Geraldo Alckmin (PSDB), que apresentou 58% de aceitação, e da presidente Dilma Rousseff (PT), que tem 79% de apoio popular na cidade.

Espontânea - O Instituto Opinião também realizou pesquisa espontânea, em que o entrevistado aponta o candidato aleatoriamente. Aidan figura com 13,8%, Grana com 5,6%, e Salles com 2,6%. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), o ex-governador José Serra (PSDB), e o deputado federal Paulo Maluf (PP), foram mencionados pela população, mas não atingiram 1%.

A pesquisa foi realizada sob encomenda da Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Grande ABC. O levantamento ouviu 500 pessoas entre os dias 25 e 28. A margem de erro é de 4,4 pontos percentuais para mais ou para menos e foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número SP-00055/2012.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;