Memória Titulo Coluna
Na Agenda da Memória 2020, dezembro...

‘Dias de Lazer’ é o título principal eleito pela Fundação Pró-Memória de São Caetano para a sua agenda deste ano. Já falamos disto de janeiro a novembro... Para o derradeiro mês de um 2020 atingido pela pandemia, a publicação fala em piscinas. E logo chegaremos a janeiro de 2021, com uma nova agenda, com novos sonhos e esperanças...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
01/12/2020 | 00:01
Compartilhar notícia


A temática da agenda 2020 da Fundação Pró-Memória de São Caetano, ao focalizar o tema ‘piscinas’, propõe:

- Faça uma playlist especial para um dia na piscina. 

- Proponha jogos e atividades divertidas para adultos e crianças.

Lembramos: a agenda da Fundação Pró-Memória de São Caetano é única. Ao lado da revista <CF160>Raízes</CF>, é um exemplo maravilhoso que deveria ser seguido pelas demais seis cidades.

Entra prefeito, sai prefeito, e o projeto de construção da memória de São Caetano cresce, moderniza-se, faz história. Não é interrompido. Parabéns a todos os envolvidos, em especial ao corpo técnico da Pró-Memória, repleto de grandes profissionais.

Segue o texto da Pró-Memória sobre o dezembro que se inicia:

- A primeira piscina da cidade de São Caetano foi construída na década de 1940, no então General Motors Esporte Clube, e que beneficiava apenas os sócios da entidade.

- No início dos anos 1960, a piscina do Complexo Poliesportivo Lauro Gomes de Almeida foi inaugurada.

- Mas foi no fim da década de 1960 que surgiram diversos clubes espalhados pelos bairros da cidade, e então os moradores começaram a desfrutar dos dias de verão em refrescantes piscinas.

- Tudo melhorou com a municipalização dos clubes da cidade em 2010, ampliando o acesso da população em geral a este tipo de lazer. 

Diário há meio século

Terça-feira, 1º de dezembro de 1970 – ano 13, edição 1398

Manchete – Capuava impressiona Rademaker. O vice-presidente da República, almirante Augusto Rademaker, visitou ontem (30 de novembro de 1970), por mais de três horas, as obras de construção da Petroquímica União, entre Santo André e Mauá.

Ele assistiu à assinatura de contrato entre a Caixa Econômica Federal e a Prefeitura de Santo André de um empréstimo de 29 milhões de cruzeiros para obras de pavimentação, urbanização e iluminação.

São Bernardo – A Prefeitura construía o ‘Baetão’, chamado de o maior ginásio de esportes distrital do Grande ABC, com capacidade para 3.000 pessoas em área de 5.500 m². Projeto dos arquitetos Luis Carlos e Nelson Wending.

São Caetano – A Prefeitura anunciava a construção de uma praça pública em frente ao Paço Municipal, na Avenida Goiás.


Em 1 de dezembro de...

1915 – Presidente (governador) do Estado, Rodrigues Alves cria uma escola na estação de São Caetano, distrito de Santo André, município de São Bernardo.

1920 – Lei municipal autoriza a Prefeitura de São Bernardo a firmar contrato com a firma ‘Rio de Janeiro and São Paulo Telephone Company’ para reforma da rede telefônica no município.

A pianista Guiomar Novaes realiza recital de despedida no Teatro Municipal de São Paulo, antes de viajar para os Estados Unidos.

1930 – Revolução em curso. Toma posse o primeiro ministro do Trabalho, Indústria e Comércio, Lindolpho Collor.

1935 – Cerâmica Santa Helena, de José Gomes e João Chiarotti, é fundada em Mauá.

Hoje

- Dia Internacional da Luta contra a Aids


Santos do dia

- Bv. Charles de Foucauld




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;