Política Titulo
Para secretário de Ribeirão grande conquista foi ETE
Por Miriam Gimenes
Especial para o Diário
12/12/2005 | 08:20
Compartilhar notícia


O secretário de Educação e Cultura de Ribeirão Pires, Francisco José Zampol fez um balanço das principais ações no setor em 2005. Entre os destaques apresentados está a instalação da ETE (Escola Técnica Estadual) de Ribeirão Pires, no Jardim Alvorada, que fará o processo seletivo no dia 15 de janeiro. Além disso, ele apontou a capacitação dos funcionários da rede pública de ensino e o aumento de 300 vagas nas 11 creches municipais. Ribeirão também fecha o ano cumprindo os 25% de investimento exigidos pela LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal).

Segundo Zampol, no primeiro trimestre, o trabalho da secretaria foi voltado para a reforma administrativa e pedagógica do município. “Otimizamos as vagas em creches e replanificamos todo o sistema pedagógico, para oferecer melhor serviço aos alunos”, explicou. Ele também apontou uma melhora da merenda, já que foram contratadas nutricionistas para acompanhar o cardápio.

No segundo trimestre, ele destacou o setor de cultura, com o início dos projetos de melhoria nos teatros do município. “Estamos com a reforma do teatro Euclides Menato, que vai ser reinaugurado, e o João Neto, que passará a ser um centro de exposições.” Ele também destaca o incentivo dado pela prefeitura à Orquestra Filarmônica e à Banda Sinfônica Municipais.

O secretário mostrou-se preocupado com a falta de valores patrióticos nas escolas. “Temos de resgatá-los e mostrar a importância do culto ao hino nacional”, disse. Ele contou que na Semana da Pátria e no Dia da Bandeira os alunos, junto ao prefeito, Clóvis Volpi (PV), cantaram os respectivos hinos, além do de Ribeirão Pires. “Foi emocionante”, completou.

Já no terceiro trimestre houve o seminário de Educação no município, com a participação de cerca de mil pessoas, quando foram apresentados os planos de capacitação profissional dos educadores. “Precisamos melhorar a qualidade de ensino e fazê-la ter continuidade em casa.” O secretário completou dizendo que, muitas vezes, as crianças que ficam nas escolas estão carentes de atenção em casa. “Tem de haver um trabalho conjunto entre o estado e os pais e estamos estudando uma forma de concretizar isso.”

Zampol afirmou que a construção de duas creches está em andamento no município (IV Divisão e Ouro Fino), e as obras  deverão ser entregues no próximo ano. Já para o transporte escolar, o secretário prometeu que até o fim do ano haverá um ônibus com capacidade para transportar 45 crianças.

Neste último período, Zampol citou a ETE de Ribeirão Pires, que terá, inicialmente, os cursos de turismo e química, cada um com 40 vagas. Ela será instalada na Escola Estadual Antonio Fortes e as atividades terão início no dia 1º de março. Por causa da escassez de profissionais técnicos na região, o secretário afirmou também que pretende, no próximo ano, trabalhar para trazer a Fatec (Faculdade de Tecnologia) para o município.

De acordo com dados da Secretaria de Finanças, Ribeirão investiu até sexta-feira R$ 14.980 milhões na Educação, quando o previsto no início do ano  era de R$ 13.454 milhões. Este número representa 26% do orçamento municipal e o deixa dentro da LRF, que determina o mínimo de 25% no setor.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;