Cultura & Lazer Titulo
Band exibe 'A Dama do Lotação'
Everaldo Fioravante
Do Diário do Grande ABC
18/03/2001 | 17:20
Compartilhar notícia


A programação desta segunda-feira da TV aberta reserva espaço para a consagrada fórmula sexo-traição com a exibição de A Dama do Lotação (1978), de Neville D’Almeida, às 23h, na Bandeirantes. O longa-metragem abre o Festival Nelson Rodrigues, que continua nas próximas três segundas-feiras, no mesmo horário.

Na pele de Solange, uma mulher frustrada com o casamento, o espectador verá a protagonista Sônia Braga – jovem e sensual – em cenas picantes. Na noite de núpcias, Solange tenta adiar a relação sexual com o marido, Carlinhos (Nuno Leal Maia). Porém, o homem insiste, e ela então se sente violentada.

A partir daí, a fogosa, desesperada e insatisfeita Solange sai às ruas em busca de sexo e prazer. Ainda integram o elenco nomes como Jorge Dória e Cláudio Marzo.

Ninfomaníaca de primeira, a moça não mede esforços na busca de seu ideal. Além de tudo, não tem muitos critérios na escolha dos parceiros: pouquíssimo tempo se passa de um esbarrão em um desconhecido no ônibus até o rolar com o mesmo em um capinzal qualquer.

Mas o erotismo não é a tônica do filme. Ele serve apenas como pano de fundo para o que é a essência do longa: a análise social incisiva de Nelson Rodrigues, que no caso de A Dama do Lotação debate sobre a relação homem-mulher.

A programação do festival continua com as exibições de Engraçadinha (1981), de Haroldo Marinho Barbosa, Os Sete Gatinhos (1980), também de Neville, e Bonitinha, mas Ordinária (1981), de Braz Chediak.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;