D+ Titulo Educação
Inscrições para o Enem 2020 seguem até sexta-feira em meio a discussão
Luís Felipe Soares
16/05/2020 | 23:59
Compartilhar notícia
Antonio Cruz/Agência Brasil


Estão abertas as inscrições para a edição deste ano do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Os interessados devem preencher formulário disponibilizado no site especial desenvolvido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (enem.inep.gov.br) até sexta-feira (22). 

O valor é de R$ 85, podendo ser pago em agências bancárias, casas lotéricas e correios, com o vencimento em 28 de maio. O prazo para pedir isenção da taxa expirou em 17 de abril, mas o Inep irá garantir a gratuidade a todos os participantes que se enquadrarem nos perfis especificados nos editais, mesmo sem o pedido formal a tempo.

Estão aptos a participar da prova os concluintes do ensino médio neste ano e em temporadas anteriores, além de estudantes do colégio que quiserem ter a experiência como treineiros. O Enem pode ser utilizado como forma de avaliação para diversas instituições de ensino e serve para acesso a programas de financiamento e apoio estudantil.

A novidade deste ano é a possibilidade de realizá-lo on-line. As provas presenciais estão agendadas para 1° e 8 de novembro, com a versão digital ocorrendo em 22 e 29 de novembro.

A realização do Enem 2020 tem rendido discussão por causa de pedidos de suspensão do edital. Em meio ao período de aulas presenciais suspensas por causa do enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, entidades como a UNE (União Nacional dos Estudantes) e o Conselho Nacional de Secretários de Educação desejam o adiamento das atividades. Elas acreditam que a pandemia irá motivar desigualdade no resultado obtido por estudantes, principalmente pelo fato de que nem todos têm a mesma facilidade para estar em contato com aulas a distância. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;