Internacional Titulo
Advogados de Pinochet recorrerao da decisao da justiça
Por Do Diário do Grande ABC
10/10/1999 | 15:22
Compartilhar notícia


Conforme declaraçoes divulgadas neste domingo, os advogados do general Augusto Pinochet apelarao da decisao da justiça britânica que autorizou sua extradiçao para a Espanha no dia 18 de outubro.

Atribuída pela imprensa chilena a membros da família Pinochet, a notícia foi divulgado quando o governo se prepara para invocar razoes médicas para solicitar ao governo britânico a libertaçao do ex-ditador e atual senador vitalício.

O juiz Ronald Bartle atingiu duramente sexta-feira as esperanças de pronta libertaçao de Pinochet ao decidir que ele pode ser extraditado para responder na Espanha a 35 acusaçoes de tortura e conspiraçao para torturar formuladas pelo juiz Baltasar Garzón.

O prazo para a apelaçao começou no momento em que o juiz anunciou sua decisao e expira no próximo dia 23 de outubro.

De acordo com declaraçoes de outras fontes chegadas à defesa de Pinochet, a apelaçao nao foi apresentada imediatamente à espera de algum indício de que o secretário do Interior britânico, Jack Straw, poderia libertar o ex-ditador, de 83 anos, por motivos médicos.

Pinochet tem diabetes, usa marca-passo, sofre de artrite, problemas de coluna e crises de depressao e, no mês passado. teve dois pequenos derrames.

O chanceler chileno Juan Gabriel Valdés declarou que se Pinochet regressar ao Chile deverá responder a mais de 40 queixas criminais apresentadas contra eles em tribunais locais porque no Chile ``nao existe negaçao de justiça'.

O Exército chileno, que Pinochet comandou durante 25 anos,até 1998, nao comentou a decisao da justiça britânica.

Mas, em um comunicado interno aos quartéis que chegou ao conhecimento da imprensa, o novo comandante, general Ricardo Izurieta, classificou a decisao de Londres de injusta e resultante de ``uma clara manobra de vingança internacional'.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;