Esportes Titulo Juniores
Mauá faz ajustes finais para sediar Copa São Paulo a partir de hoje

Índio tem primeiro desafio diante do Atlético-CE, às 13h; Pedro Benedetti recebeu intervenções

Dérek Bittencourt
Do Diário do Grande ABC
03/01/2020 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


O Grande ABC estreia hoje na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Mauá FC, São Bernardo FC e Santo André iniciam suas jornadas, sendo que apenas o primeiro – justamente o debutante no torneio – jogará em casa. E o Estádio Pedro Benedetti recebeu grande intervenção para sediar o Grupo 26 da competição, exigência da Federação Paulista de Futebol para que pudesse permitir jogos na praça esportiva mauaense. Ontem, inclusive, houve uma última inspeção do local, que está devidamente apto para as partidas.

Três novos vestiários, sendo um para arbitragem feminina, novo gramado com sistema de irrigação e pintura de toda a arquibancada foram as principais modificações no Pedro Benedetti. Ontem, os últimos ajustes ainda eram feitos, mas a chuva não permitiu a demarcação das linhas do campo, o que será feito hoje.

A estreia do Mauá FC será às 13h, contra o Atlético-CE, a e expectativa é de casa cheia para acompanhar a primeira participação do Índio na Copinha, que marca o retorno da cidade à competição, a qual foi sede em 1985 e 1986 com o São Paulo FC como mandante.

“O investimento foi total da Prefeitura e o Mauá FC ajudou pontualmente. Por exemplo, precisou de um fio que não estava orçado, o clube foi lá e adquiriu, dentro das necessidades. Mas as obras foram todas custeadas pela Prefeitura. O prefeito Átila Jacomussi (PSB) sensibilizado com o projeto de oportunizar a cidade com um campeonato como a Copa São Paulo, que é nacional, viu que o estádio precisava de grande reforma, fez cronograma de obras e estão executando. Faltam algumas coisas, mas o que a Federação pediu para Mauá ser sede, foi feito”, explicou o presidente Vagner Tegi.

“Foi investido muito e o estádio ficou realmente uma arena, muito bonita. A população de Mauá está 100% envolvida, só se fala nisso. Acredito que teremos lotação máxima”, exaltou o técnico do Mauá FC, Fernando dos Santos.

De acordo com o comandante, por se tratar do primeiro jogo, existe um fator emocional a mais. “Temos titulares de 16 anos e tentamos conter essa ansiedade com palavras positivas, motivacionais, passando bastante confiança”, afirmou. “Mas estamos prontos. Agora é colocar em prática tudo o que foi treinado neste período de preparação”, completou.

Sobre o adversário, Fernando dos Santos admitiu que conseguiu informações do time do Ceará. Vitória seria passo importante rumo à classificação – primeiro e segundo colocados de cada chave avançam ao mata-mata.

“Não sabemos o que vai acontecer, mas vamos entrar com vontade e determinação para buscar o resultado. Sabemos da qualidade do Atlético-CE, acompanhamos o trabalho, assistimos a jogos deles e sabemos que não vai ser fácil. Pelo contrário. Jogo difícil, mas são os desafios da carreira e estamos prontos”, concluiu.

OUTROS JOGOS
O Palmeiras estreou ontem contra o União Rondonópolis e venceu, de virada, por 3 a 1, em Araraquara. Hoje, 46 partidas agitam a agenda da Copinha. Os principais duelos serão entre Corinthians x Retrô-PE e Santos x Timon-MA.
 

‘Família’ Sto.André dá 1º passo

Depois de dois meses praticamente ininterruptos de treinos, chegou a hora de o Santo André colocar em prática o que foi treinado para a Copa São Paulo de Futebol Júnior. A partir das 13h, o Ramalhão duela com o Jagariúna, time da casa no Grupo 20. E, de acordo com o técnico Milton Cacioli, a delegação formou uma verdadeira família.

“Ficamos desde o dia 31 alojados, Passamos o Ano-Novo juntos. É uma família. Treinamos dia 31, dia 1º e hoje (ontem) viajamos e treinamos aqui em Jaguariúna na parte da tarde. Estamos preparados para o jogo”, declarou o treinador, que exaltou o trabalho feito pelo coordenador da base, Reinaldo. “Ele vem nos proporcionando tudo, tem feito muitos esforços, nos dado muito apoio”, exaltou.

O comandante ainda contou que foi feito todo trabalho para minimizar os efeitos da ansiedade da estreia. “A gente trabalhou nesse sentido para que pudéssemos estar preparados, e estamos. Não digo que a equipe esteja ansiosa, mas focada e pronta para cumprir nosso objetivo, que é passar para a segunda fase, vamos lutar por isso”, disse.

O horário do jogo não agradou muito os ramalhinos que, entretanto, tentaram minimizar o possível forte calor das 13h. “Estivemos aqui domingo fazendo vistoria logística e é realmente muito calor. Apesar que hoje (ontem) choveu bastante. Aliás, a chuva vai nos acompanhar nesta Copa São Paulo. Mas independentemente do horário temos de jogar. Nos preparamos para isso e a resposta será à altura”, encerrou o técnico.

O grupo não conta com atletas com passagem pelo time profissional.
 

S.Bernardo FC desafia Manthiqueira

Longe de casa pela primeira vez na fase inicial da Copa São Paulo, o São Bernardo FC começa sua jornada às 13h de hoje, contra o Manthiqueira, pelo Grupo 24, em Guaratinguetá. Acostumado ao Estádio do Baetão, que tem gramado sintético, o primeiro desafio do Tigre será impor seu estilo de jogo em um campo natural. Entretanto, segundo o técnico Leandro Mehlich, isso não será problema.

“Nosso time fez o último jogo treino contra o Desportivo Brasil (empate por 1 a 1) e não sentiu a diferença. Isso não será um empecilho, a princípio, por termos feito a nossa preparação em gramado sintético no Baetão”, disse o comandante, que elogiou os treinos pré-Copinha e destacou as condições que o time se encontra para a competição. “O período de treinamento foi muito bom. A equipe se comportou muito bem taticamente e fisicamente. Tanto na parte defensiva quanto ofensiva. Acredito que estamos preparados para a nossa estreia”, afirmou.

A maioria dos jogadores treina junto desde março do ano passado. Além disso, três atletas que treinaram no elenco profissional do São Bernardo FC em 2019 estão no grupo, casos do atacante Diogo (que depois foi emprestado ao Athletico-PR), do meia Guilherme Robinho e do goleiro Paulo, que – respectivamente – disputaram o Paulista Sub-20 e Sub-17 pelo próprio clube.

Contratado após o Estadual da categoria júnior, o lateral-esquerdo Ruan foi cedido ao Taubaté, onde treinou com o elenco profissional na Copa Paulista e regressou. O time ainda teve como reforço o zagueiro Gabriel Dias, emprestado pelo Corinthians.

Além de Leandro Mehlich, o Tigre terá o auxiliar Cléber, que é técnico do sub-17 – o grupo conta com diversos jogadores da categoria.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;