Automóveis Titulo Peso
É preciso ter cuidado com a bagagem nas viagens de carro
Por Nilton Valentim
Do Diário do Grande ABC
03/01/2020 | 06:56
Compartilhar notícia
Divulgação


Viajar de carro nas férias pode ser sinônimo de muitas malas, cooler, roupa de cama e de banho, brinquedos e outros itens, que, muitas vezes, vão espalhados pelo assoalho ou até mesmo no colo dos passageiros. Mas o excesso de carga e sua disposição incorreta dentro do veículo representam riscos aos ocupantes, alerta o Cesvi (Centro de Experimentação e Segurança Viária) Brasil.
Segundo Emerson Feliciano, gerente sênior de pesquisa e desenvolvimento do Cesvi, toda bagagem deve ser transportada no porta-malas. “Viajar com objetos soltos na cabine é um risco, pois em uma possível colisão esses itens podem atingir uma força 50 vezes maior do que o seu peso. Por isso, é importante manter toda a bagagem isolada”, afirma.
O profissional dá sete dicas para levar bagagem em segurança durante a viagem de carro.

PESO
A capacidade de carga máxima de todo veículo é informada no manual do proprietário. Não respeitar esse limite pode implicar em risco de danos a estrutura e componentes mecânicos, como aumento do desgaste de freios e suspensão.

NA CABINE
Pequenos volumes, como bolsas e mochilas, podem ficar no assoalho, nunca sobre o painel frontal ou o tampão traseiro, pois a visão das janelas (laterais ou traseira) não deve ser obstruida.

NO PORTA-MALAS
A distribuição correta do peso dos objetivos no bagageiro é essencial para manter a estabilidade do carro. Malas e outros itens mais pesados devem ficar no fundo do porta-malas, de preferência em cima do eixo traseiro.

BICICLETA
Se for transportá-la com banco traseiro rebaixado, a bicicleta deve ser fixada de maneira que ela não se desprenda ou se mova livremente. Fora do veículo, prefira racks de teto. Em suportes traseiros, lembre-se que não é permitido cobrir a placa e as luzes da lanterna nem ultrapassar a largura do veículo. No caso de cobrir as luzes ou a placa do carro, instale lanternas e placa sobressalentes.

BAGAGEIRO E RACK

Esses itens são excelentes formas de ampliar a capacidade de carga do veículo, devendo ser instalados de acordo com os limites de peso estabelecidos pelo fabricante. Além disso, os racks não podem ultrapassar a lateral do veículo e sua altura máxima deve ser de 50 centímetros acima da linha do teto.

CALIBRAGEM

A pressão nos pneus deve condizer com a quantidade de carga transportada para garantir a estabilidade na direção. Com o carro mais pesado, exige uma pressão maior, conforme indicado no manual do proprietário.

COMO CONDUZIR
Com o carro carregado, a capacidade de frenagem diminui, ou seja, exige uma distância maior e mais tempo. Além dos freios, o excesso de peso pode impactar na aceleração e no tempo de retomada do carro nas curvas. Por isso, evite fazer manobras arriscadas no trânsito. (das Agências) 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;