Política Titulo
Georgetti deve sair da Saúde de Mauá
Vinícius Casagrande
Do Diário do Grande ABC
16/03/2001 | 00:14
Compartilhar notícia


O secretário de Saúde de Mauá, Jairo Altair Georgetti, deverá ser exonerado entre sexta e a próxima segunda-feira pelo prefeito Oswaldo Dias (PT). O vice-prefeito, Márcio Chaves Pires (PT), teria sido convidado para assumir interinamente a secretaria. Márcio estaria acumulando dessa forma os cargos de secretário de Saúde e de superintendente da Sama (Saneamento Básico de Mauá).

A exoneração do atual secretário acontece após longos períodos de críticas à administração por conta da precariedade na área da saúde no município. Durante a campanha eleitoral do ano passado, Dias foi duramente atacado por seus adversários que tiveram a saúde como alvo principal.

A demissão de Georgetti é cogitada há muito tempo e, segundo informações, deveria ter acontecido já no final do ano passado, quando o prefeito anunciou algumas mudanças em seu secretariado. No entanto, a falta de um nome disponível para assumir a secretaria de forma definitiva teria adiado a exoneração do secretário.

Na última quarta-feira, o Diário publicou reportagem que mostrava falta de atendimento de emergência e de médicos na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Zaíra II. A Secretaria de Saúde admitiu déficit de oito médicos na unidade. O Diário publicou a foto de um cachorro andando pelos corredores da UBS. Essa pode ter sido a gota d’água para a sua demissão.

Os principais problemas da saúde no município estão relacionados com o Hospital Nardini. Durante a campanha eleitoral, Márcio assumiu a Prefeitura durante a licença de Dias e mostrou interesse em resolver o problema. Na época, ele trocou a diretoria do Hospital Nardini, que sofria denúncias de ter funcionários fantasmas.

A troca do secretário de Saúde não deverá ser a última realizada por Dias em sua reforma de secretariado. Há impasses ainda nas secretarias de Assuntos Jurídicos e de Habitação. O prefeito havia anunciado a nomeação do vereador Wagner Rubinelli (PT) para a pasta de Assuntos Jurídicos e a transferência do então secretário Antonio Pedro Lovatto para a Habitação. Com a recusa de Rubinelli em assumir a secretaria, Lovatto encontra-se na mesma situação em que deverá ficar o vice-prefeito. Ele acumula as duas pastas.

As possíveis trocas já haviam sido anunciadas pelo prefeito. Após ter confirmada sua reeleição, Dias afirmava que sua preocupação imediata não era o secretariado. “Por ser um governo de continuidade, não precisamos definir o secretariado em uma data específica”, afirmava. Jairo Georgetti foi procurado no final da noite desta quinta para comentar o assunto, mas não atendeu o celular.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;