Setecidades Titulo
Semasa se posiciona a favor de termelétrica
Por Vinícius Casagrande
Do Diário do Grande ABC
08/03/2001 | 00:05
Compartilhar notícia


O Comugesan (Conselho Municipal de Gestão e Saneamento Ambiental de Santo André) apresentou esta semana o resultado do EIA-Rima (Estudo e Relatório de Impacto Ambiental) referente ao projeto de instalação da usina termelétrica Capuava Cogeração, no Pólo Petroquímico. O superintendente do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), Maurício Mindrisz, irá apresentar o relatório aos vereadores durante a sessão que será na próxima terça-feira.

Mindrisz afirmou que o Semasa é favorável à instalação da usina no município. As argumentações que serão usadas para convencer os parlamentares da instalação serão as preocupações levantadas no Legislativo de que a usina poderia aumentar a emissão de poluentes. “O principal argumento é que não há impacto negativo na poluição. Não há aumento e, na verdade, há uma queda pequena mas, é claro, gostaria que houvesse uma queda maior.”

O Rima (relatório) diz que há “uma significativa redução com relação às caldeiras de vapor, quando funcionavam a óleo.” Porém, o relatório afirma que, comparado com as alimentadas à gás, a situação apresenta-se “praticamente inalterada, com pequenas reduções da emissão de alguns gases e elevações de outros”.

O superintendente da autarquia destacou ainda como aspecto positivo a possibilidade da instalação da usina termelétrica permitir a expansão do Pólo Petroquímico. “Há uma preocupação de criar condições para que as empresas instaladas em Santo André permaneçam no município e possam ter uma expansão”, afirmou.

Mindrisz disse ser improcedente a preocupação dos vereadores em relação ao tempo para o debate. A audiência pública acontece no próximo dia 15. “A preocupação de que esse processo esteja rápido não é verdade. A audiência pública não é o fim do processo de licença e os vereadores podem pedir uma série de informações.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;