Internacional Titulo
Milhoes de muçulmanos estao na peregrinaçao para Meca
Do Diário do Grande ABC
25/03/1999 | 12:13
Compartilhar notícia


Cerca de dois milhoes de muçulmanos se dirigiram nesta quinta-feira para Mina, vale próximo a Meca, no primeiro dia da grande peregrinaçao anual.

A pé ou de ônibus, uma massa compacta de peregrinos invadiu a estrada para Mina, de onde eles partirao nesta sexta rumo a Arafat para a subida do monte, a etapa mais importante da peregrinaçao que simboliza o Juízo Final.

Os homens usam sobre suas roupas a túnica de peregrino de tecido branco, sem costuras que, segundo a tradiçao, será usada como mortalha. As mulheres vao totalmente cobertas, com exceçao do rosto e das maos.

Enquanto caminha, grupos de peregrinos reunidos ao redor de seus respectivos estandartes nacionais repetem em coro "Eis-me aqui, Alá, respondendo ao Teu chamado". Muitos usam guarda-chuvas brancos para se proteger do sol.

Os carros que se dirigem a Mina saem de Meca em uma caravana apertada, fazendo um ruído ensurdecedor. Um helicóptero da defesa civil local sobrevoa a regiao.

Nesta quarta, os peregrinos correram para as lojas de Meca para comprar a comida desta quinta. Segundo a agência oficial SPA, no vale de Mina, as autoridades organizaram 6 mil postos de abastecimento de alimentos. Estao à disposiçao centenas de cisternas cheias de água. A utilizaçao de fornos a gás para a preparaçao da comida está proibida desde o ano passado, depois que um incêndio arrasou, em 1997, o acampamento de tendas para peregrinos instalado em Mina, matando 343 pessoas.

Este ano, 28 mil tendas de acampamento estao à disposiçao dos peregrinos. O acampamento de Mina ocupa dois terços do vale. Noventa e seis postos foram instalados para prestar atendimento médico de emergência e dezenas de clínicas e hospitais estao preparados para receber os peregrinos doentes em caso de necessidade.

As autoridades sauditas multiplicaram este ano as medidas de segurança para evitar acidentes. Dois mil caminhoes-tanque carregados com água foram postos à disposiçao da defesa civil saudita para lutar contra eventuais casos de incêndio, um dos principais riscos da peregrinaçao.

Foram tomadas medidas para tentar evitar os movimentos incontroláveis da multidao, como o de 1998, que matou 118 peregrinos durante o rito de lapidaçao das estelas. As autoridades religiosas modificaram as condiçoes de cumprimento deste rito, aumentando o período em que pode ser feito, para evitar que a multidao de peregrinos seja muito grande.

Depois de subir ao monte Arafat, nesta sexta, os peregrinos voltarao a Mina para matar um animal, normalmente um cordeiro, na chamada festa do sacrifício.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;