Internacional Titulo
Paquistão vê ex-rei Zahir como substituto do Talibã
Por Das Agências
03/10/2001 | 08:33
Compartilhar notícia


O presidente do Paquistão, Pervez Musharraf, manifestou nesta quarta-feira o desejo de que o ex-rei do Afeganistão Zahir, deposto em 1973, envie rapidamente um emissário a Islamabad. Musharraf quer iniciar conversações com o governo que pode suceder os talibãs em Kabul.

Segundo a secretária de Estado italiana de Relações Exteriores, Margherita Boniver, que se reuniu por 40 minutos com o mandatário paquistanês em Islamabad, declarou à imprensa que Musharraf considera que o ex-rei pode ter de desempenhar um papel importante na instalação de um governo unificado no Afeganistão, depois da provável queda dos talibãs. "Os paquistaneses estão percebendo agora que o ex-rei pode ser uma personalidade com a qual se poderá iniciar um processo de paz", disse a ministra.

Musharraf "me pediu para comunicar ao ex-rei o fato de que o Paquistão quer que um emissário - uma pessoa ligada ao monarca - venha a Islamabad o mais breve possível", disse.

Zahir Sha, 86 anos, surgiu nos últimos dias como a única personalidade capaz de unir as divididas facções afegãs. Vive exilado em Roma desde 1973.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;