Setecidades Titulo
Santo André faz blitz em principais vias
Bruno Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
22/03/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


A Prefeitura de Santo André e a Polícia Militar fizeram na madrugada de ontem uma operação conjunta nas três áreas mais problemáticas da vida noturna de Santo André: a Rua das Figueiras, a Avenida Industrial e o cruzamento das avenidas dos Estados com André Ramalho.

 Entre agentes do DTC (Departamento de Trânsito e Circulação), da Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André), do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental) e policiais militares, a operação reuniu 250 pessoas.

 Das 22h de quinta às 4h de ontem, esses agentes aplicaram 667 multas de trânsito, apreenderam 61 documentos irregulares, recuperaram um carro roubado e recolheram 11 carros e 17 motos irregulares. Ao todo, 709 pessoas foram revistadas. Entre os veículos, foram 174 carros e 163 motos.

 A operação é uma resposta do poder público às diversas irregularidades que jovens vêm cometendo no trânsito, como rachas e volume alto nos aparelhos de som dos carros.

 O DTC aproveitou a ação para inaugurar um decibelímetro, aparelho usado na operação para medir o barulho emitido pelo som dos carros. “A infração é considerada quando o volume atinge 80 decibéis acima do som ambiente”, explica o diretor do órgão, Eric Lamarca. Entretanto, o aparelho não detectou nenhum flagrante. Isso porque ao verem a blitz, os motoristas já diminuíam o volume dos rádios. “Estudamos fazer fiscalizações alternativas e usar o aparelho fora dos bloqueios das blitze”, afirmou Lamarca.

 O encarregado de fiscalização da Craisa Milton Bevilácqua informou que a companhia – que tem função de fiscalizar o comércio ambulante –, recolheu cerca de 80 litros de bebidas alcoólicas que são vendidas irregularmente em barracas instaladas nas vias (especialmente na Rua das Figueiras). “Também recolhemos latas de cerveja, que repassamos às creches atendidas pelo Banco de Alimentos da cidade. As demais bebidas nós destruímos, porque é difícil saber a procedência delas”, explica.

 Os três pontos fiscalizados já foram objeto de reportagens do Diário. Na Rua das Figueiras, o principal problema é o excesso de barulho dos carros. A Avenida Industrial é utilizadas pelos motociclistas e vira palco para festivais clandestinos de empinadas e arrancadas todas as sextas-feiras. Já a Avenida dos Estados é cenário tradicional de rachas de carros.

 Para aliviar o trânsito noturno na Rua das Figueiras, o diretor do DTC afirmou que a Prefeitura estuda proibir o estacionamento de carros na pista sentido Centro até o fim deste mês.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;