Internacional Titulo
Relatos de um grande massacre alarma o Acnur
Do Diário do Grande ABC
28/04/1999 | 08:31
Compartilhar notícia


Um dos maiores massacres de albano-kosovares teria sido praticado ontem na regiao de Djakovica em Kosovo, afirmou esta quarta-feira em Genebra Kris Janovski, porta-voz do Alto Comissariado das Naçoes Unidas para os Refugiados (Acnur), citando depoimentos de refugiados.

Entre 100 e 200 homens teriam sido assassinados nesta regiao por forças sérvias, segundo o conjunto de depoimentos colhidos pelo Acnur ante 2.476 refugiados - em sua maioria, mulheres, crianças e velhos - que atravessaram a fronteira albanesa em Morini entre ontem à tarde e hoje de manha.

De acordo com esses depoimentos, as forças sérvias - policiais, soldados e paramilitares - invadiram terça de manha vários povoados da regiao de Djackovica.

``Exigiram que partíssemos, sob ameaça de incendiar nossas casas conosco dentro', contou uma mulher refugiada a um delegado do Acnur, segundo um porta-voz da organizaçao em Genebra.

Vários habitantes fugiram com seus tratores e reboques, mas foram interceptados pelas forças sérvias, que obrigaram todos os homens e adolescentes de mais de 15 anos a descer.

Um deles conseguiu escapar, escondendo-se entre as mulheres que permaneceram nos reboques.

Todos os refugiados garantiram ter visto ``pilhas de cadáveres' em vários povoados, particularmente em Mei e Oriza, perto de Djakovica.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;