Automóveis Titulo Desde 2003
Raposa em festa de debutante
Nilton Valentim
Do Diário do Grande ABC
30/11/2018 | 07:59
Compartilhar notícia
Divulgação


Quem gosta de futebol classifica 2003 como o ano da raposa. O time mineiro, que tem o animal como símbolo, festejou a tríplice coroa, com a conquista dos campeonatos Mineiro, Brasileiro e da Copa do Brasil. Mas como neste caderno o assunto é automóveis, o que marca aquele ano foi o nascimento do Fox (raposa em inglês). O compacto da Volkswagen completa 15 anos e supera a marca de 2 milhões de unidades vendidas neste período.

Fabricado em São José dos Pinhais, no Paraná, o carro segue como um dos líderes de vendas da marca alemã. Nos primeiros dez meses de 2018 foram 25 mil emplacamentos, com 3.800 só em outubro, 23% a mais que no mesmo mês do ano passado.
Além de abastecer o mercado brasileiro, o Fox também é comercializado na Argentina e na Colômbia, entre outros países da América Latina. De janeiro a outubro de 2018 foram exportados aproximadamente 3.500 carros. Desde seu lançamento, as exportações do veículo já chegam a quase meio milhão de unidades, muitas delas enviadas para países da Europa.

O compacto, desenvolvido e produzido pela Volkswagen do Brasil, foi apresentado oficialmente ao mercado europeu no Salão do Automóvel de Leipzig, na Alemanha, em 2005. O carro foi mostrado como um compacto direcionado à nova geração urbana. O programa de exportação do modelo à Europa foi encerrado em julho de 2011, com mais de 305,5 mil unidades exportadas.

O Fox inaugurou no País o conceito ‘design around the passengers’ (desenvolvido ao redor dos passageiros), proporcionando o melhor espaço interno, conforto e funcionalidade. Desde seu lançamento, o hatch trazia duas opções de motores total flex: 1.0 e 1.6. Aliás, foi o primeiro modelo no mercado nacional a ter motor 1.0 que aceitava no tanque tanto gasolina quanto etanol.

Desde setembro de 2017, o Fox passou a ser oferecido no mercado nacional em duas versões: Connect e Xtreme. Ambos se destacam por oferecer recursos que facilitam a conectividade.

O Fox Connect e o Fox Xtreme são oferecidos com o consagrado motor 1.6 MSI de até 104 cv. A versão Connect pode ser equipada com câmbio manual de cinco marchas ou com transmissão I-Motion, de trocas de forma automática. O Fox Xtreme, por contar com apelo mais aventureiro, está disponível exclusivamente com o câmbio manual de cinco marchas.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;