Setecidades Titulo Época de Natal
Procuram-se ajudantes do Papai Noel

Só 16,7% das 305 mil cartas recebidas pelos Correios na Região Metropolitana foram adotadas em 2017

Bianca Barbosa
Especial para o Diário
26/11/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


O fim do ano é tradicionalmente marcado pelo espírito natalino. Nos Correios, a época é a mais especial do ano, pois funcionários se voluntariam para realizar sonhos de crianças do Brasil inteiro. Como o número de cartinhas é gigante, toda a ajuda é bem-vinda.

Em 2017, das 305 mil cartas da Região Metropolitana, apenas 51 mil foram apadrinhadas, o correspondente a 16,7%. Neste ano, somente no posto do Centro de Santo André, 600 correspondências com pedidos ao Papai Noel estão aptas à adoção.

A campanha Papai Noel dos Correios começou com os funcionários. Os primeiros foram os carteiros, que recebiam as cartinhas endereçadas ao Bom Velhinho e abriam por não conter endereço real. “Essa ação tomou corpo, porque os familiares e amigos deles foram ajudando também, até que virou uma ação corporativa”, disse a gerente de atendimento e vendas dos Correios Liliam Bellini Demarchi, 41.

Desde então, há 29 anos, crianças recebem presentes dos ajudantes do Papai Noel. Neste ano, a Região Metropolitana registrou 16 mil cartinhas recebidas com pedidos variados, letras recém-aprendidas e desenhos coloridos. Todas são escritas a mão e só são aceitas cartinhas de crianças que tenham até 10 anos ou portadoras de deficiência (sem idade limite). Para apadrinhar uma das correspondências, basta ir até uma das unidades centrais das sete cidades do Grande ABC e escolher a que mais tocar o seu coração, como fez a gestora de marketing Denise Monteiro Valentim, 27, que contou o motivo de participar da campanha.

Há três anos, ela conheceu a campanha e se apaixonou pela ação. “Só de começar a ler você já se emociona. Ver a letrinha deles é algo tão simples, mas eles se esforçaram para fazer”. Entre as cartinhas, os pedidos mais singelos são maioria e vão desde roupa, sapato, alimentos e material escolar. Mas há sonhos maiores, como ganhar uma bicicleta. Denise escolheu uma criança que pediu conjunto de roupa e levou uma carta ao namorado também apadrinhar.

Para quem vai ser padrinho de primeira viagem, o processo é simples e sem custos de entrega. Depois de escolher a correspondência, a pessoa tem até o dia 17 de dezembro para levar o presente até os Correios, de preferência ao posto que retirou a carta. O embrulho deve estar bem acondicionado em caixa (em papel pardo), pois sacos não são aceitos. Já as cartinhas estarão disponíveis até o dia 14.

A empresária Aline Biscaro, 37, de Santo André, participa da campanha pela primeira vez. “Sempre quis adotar, mas nunca me lembrava, agora aproveitei que já estava perto daqui (dos Correios) e vim ver como funciona”.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;