Diarinho Titulo Estrondo
Por que o trovão faz barulho?

Estrondo pode assustar algumas pessoas e o poderoso som depende da distância onde ocorreu a descarga elétrica

Por Tauana Marin
Diário do Grande ABC
25/11/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Pixabay


O trovão é o barulho ou o estrondo provocado pela descarga elétrica que vemos no céu. Esse som acontece pela rápida expansão do ar, que fica aquecido devido ao efeito do raio. É algo semelhante quando ouvimos a explosão de alguma bomba ou bexiga.

Nem sempre o clarão visto no céu faz barulho e o som que ouvimos depende da distância de onde estivermos em relação ao fenômeno natural. Uma descarga elétrica na atmosfera provoca grande aquecimento no ar durante sua passagem pelo céu. A temperatura na região da descarga pode ser bem maior do que a existente na superfície do Sol, podendo chegar a milhares de graus – atualmente, a temperatura média do nosso planeta é de 14°C.

O raio pode ocorrer de diversas maneiras: de uma nuvem para outra, de uma nuvem para a Terra ou até mesmo dentro de uma mesma nuvem. Acontece que o clarão provocado por descarga elétrica pode ser visto a centenas de quilômetros de distância. Já o barulho provocado não consegue viajar tão longe assim. O som precisa de meio material para se propagar (no caso, o ar da atmosfera) e, muitas vezes, é atenuado ou absorvido quando encontra grandes nuvens de chuva em seu caminho. Além disso, ele não se propaga no vácuo e, por isso, não pode ser ouvido fora da atmosfera terrestre.

Geralmente, o trovão é mais comum quando há nuvens carregadas eletricamente. Basta que ocorra descarga elétrica que haverá a expansão repentina do ar aquecido. Não só nuvens de tempestade podem se eletrizar. As formadas por poeira geradas pela erupção de vulcão ou tempestades de areia no deserto, por exemplo, também podem gerar energia para provocar esses tipos de fenômenos.

DIFERENÇAS - Chamamos de raio a descarga elétrica que acontece no ar. Ele provoca clarão de luz conhecido como relâmpago. Em geral, o trovão não causa nenhum dano às pessoas, apenas sendo responsável por alguns sustos.

Detalhe que a força do raio depende da intensidade de sua descarga elétrica, chegando a provocar estrondo semelhante ao de uma bomba em certos casos e causando onda de choque no ar. Neste caso, a explosão pode causar sérios danos físicos a quem estiver por perto.

O trovão pode ser ouvido (bem fraquinho) até cerca de 20 quilômetros de distância. Já o relâmpago pode ser visto a mais de 100 quilômetros

Consultoria de Cláudio H. Furukawa, físico e professor do Laboratório de Demonstrações do Instituto de Física da USP (Universidade de São Paulo).  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;