Política Titulo Tratativas
Paulo Serra volta com missão de reorganizar alto escalão

Após férias, tucano retoma negociações para troca no secretariado com vistas a 2020

Por Fábio Martins
Do dgabc.com.br
21/11/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


O prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), retorna hoje ao cargo com o plano de reorganizar o alto escalão do Paço com vistas ao processo eleitoral de 2020. Depois de 12 dias de férias – o período iniciou no dia 8, com o vice Luiz Zacarias (PTB) assumindo o bastão neste ínterim –, o tucano tende a resgatar as negociações em torno da troca no secretariado, quando pensa efetivar ao menos quatro mudanças na equipe. Diante da proximidade do fim do atual exercício, no entanto, algumas das alterações definidas internamente devem ser formalizadas entre janeiro e fevereiro.

A minirreforma foi admitida por Paulo Serra dias antes de tirar a licença do posto. Uma modificação já acertada é a volta do vereador Edson Sardano (PTB) para o comando da Secretaria de Segurança. A nomeação do petebista, na cota do próprio prefeito, está programada para se concretizar daqui pouco mais de dois meses, no lugar de José de Oliveira. O tucano encaminhou a ida do também parlamentar Professor Minhoca (PSDB) para a Pasta de Esporte. Há resistência, no entanto, do atual dirigente do setor, o vereador licenciado Marcelo Chehade (PSDB).

Os espaços ao ex-prefeiturável e ex-secretário Ailton Lima (PSD) e ao presidente da Câmara, Almir Cicote (Avante), dois aliados políticos do Paço, também estão em andamento. As áreas de Mobilidade Urbana, Manutenção e Serviços Públicos, Educação e até o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) integram a mesa de tratativas. Ambos foram candidatos a deputado em outubro, mas não atingiram a quantidade de votos suficientes para assegurar cadeira. Eventual acordo de composição já sinalizaria, de forma contundente, apoio ao projeto de reeleição do tucano.

Outra situação cogitada é a saída de Carlos Bianchin, atualmente à frente da Pasta de Manutenção e Serviços Públicos. Apesar do elo com Paulo Serra, o desligamento tem conversas avançadas e deve acontecer logo no começo de dezembro, em ajuste firmado com o tucano. Por conta da proximidade, não estaria descartada a volta ao primeiro escalão no futuro. Adjunto na Pasta, Vitor Mazzetti seria deslocado provisoriamente até a escolha de um dos nomes da lista de cotados para formar o novo secretariado.

A montagem do time neste desfecho de metade do mandato compreende a estrutura que a cúpula do Paço pretende fechar para uma guinada em 2019, com a entrega de obras importantes, como reabrir as unidades de Saúde com atividades paralisadas, equipamentos de Educação – incluindo creches e CEU das Artes – e início de intervenções viárias com recursos advindos do empréstimo do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), além de ampliar alguns programas municipais, a exemplo do Rua Nova, de recapeamento, que visa recuperar 200 quilômetros de vias nos próximos dois anos. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;