Economia Titulo
FGC pode ser transformado em instituição financeira
27/10/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


O BC (Banco Central) quer transformar o (FGC) Fundo Garantidor de Crédito em instituição financeira especial. Assim, o FGC poderia receber recursos do BC e usá-los para atuar preventivamente junto a bancos em dificuldades, informou o presidente do conselho de administração do FGC, Gabriel Jorge Ferreira.

A ideia já está na proposta do BC de projeto de lei em audiência pública. "O FGC ganhará papel novo. Será um coadjuvante do Banco Central na prevenção dos problemas em vez de atuar só depois das intervenções e liquidações (papel para o qual foi criado na década de 90)", disse Ferreira.

Na crise mais recente, o FGC já atuou de forma preventiva ao comprar carteiras de bancos pequenos e médios. Ferreira elogiou os bancos pela decisão. Depois as instituições recompraram as suas carteiras. Ele participou ontem do seminário Resolução de Falência de Instituição Financeira, promovido pelo BC, no Rio de Janeiro.

A resolução, tema do seminário, está em estudo e pretende dar mais poder ao BC sobre as instituições financeiras que estão em risco de falência. O documento prevê que o BC determine ações de recuperação aos bancos e demais empresas financeiras que estejam em situação falimentar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;