Economia Titulo
Crédito às empresas seguirá aquecido
Do Diário do Grande ABC
02/11/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


O indicador Serasa Experian de perspectiva do crédito às empresas avançou 0,2% em setembro deste ano perante o mês de agosto, atingindo o valor de 103,1 pontos.

A sequência de elevações mensais deste indicador sinaliza que a evolução das operações de crédito às empresas com recursos livres tenderá a se acelerar, sobretudo a partir do último trimestre de 2010, evoluindo também favoravelmente durante os meses iniciais de 2011.

Segundo os economistas da Serasa Experian, contribuirão para dinâmica mais favorável à contratação de operações de crédito, com recursos livres, por parte das empresas, daqui até o fim do primeiro trimestre de 2011, a retomada de ritmo de crescimento um pouco mais acelerado para economia brasileira após o enfraquecimento durante o segundo e o terceiro trimestres de 2010.

Além disso, há também a queda gradual do risco e da inadimplência das pessoas jurídicas e a normalização da oferta de crédito para as empresas fora das linhas subsidiadas dos recursos direcionados.

O indicador caiu 1,8% em setembro, a sétima queda mensal consecutiva, atingindo o valor de 100,5 pontos. Este movimento sinaliza que as concessões de empréstimos com recursos livres, para pessoas físicas, deverão continuar se expandindo, porém num ritmo mais suave ao longo dos próximos seis meses.

As operações de crédito com recursos livres são, em sua ampla maioria, voltadas ao consumo e, ao mesmo tempo, a disposição das pessoas físicas em aumentar seus níveis de endividamento se mantém elevada (indicada por fatores como confiança dos consumidores em alta e mercado de trabalho favorável).

Neste sentido, o indicador sinaliza que as operações de financiamento imobiliário (feitas, basicamente, com recursos direcionados), deverão continuar se destacando em termos de evolução da carteira de crédito do sistema financeiro às pessoas físicas, durante os próximos meses, de acordo com a Serasa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;