Internacional Titulo
Governo iraquiano volta a adotar a pena de morte
Por Do Diário OnLine
Com AFP
08/08/2004 | 17:43
Compartilhar notícia


O governo do Iraque anunciou neste domingo que vai voltar a aplicar a pena de morte a pessoas acusadas de assassinato ou ameaças contra a segurança nacional. A decisão acontece um dia depois do primeiro-ministro iraquiano, Iyad Allawi, anunciar uma anistia aos rebeldes.

A medida é mais uma tentativa do governo interino do Iraque de tentar dar fim à insurgência no país, que já dura 15 meses. "Ontem (sábado) anunciamos uma anista. Hoje (domingo) a pena de morte. Escolha uma das duas", afirmou o porta-voz do governo, Gourgis Sada.

A pena de morte havia sido suspensa durante a ocupação norte-americana. Durante o regime do ex-ditador Saddam Hussein, a punição era a aplicada a 114 tipos diferentes de crimes.

Com a volta da pena de morte, o ex-presidente Saddam Hussein, acusado de crimes de guerra, crimes contra a humanidade e genocídio, pode ser um dos primeiros a serem executados no país durante a segunda vigência da lei.

No último dia 15 de julho, cerca de mil iraquianos fizeram manifestação em Bagdá e nas cidades sagradas de Karbala e Najaf para exigir a pena de morte para o ex-ditador.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;