Cultura & Lazer Titulo Teatro
Nos palcos há uma década

Cia Navega Jangada de teatro apresenta programação especial no Sesc Santo André

Daniela Pegoraro
29/05/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Talita Cabral/Divulgação


A companhia andreense de teatro Navega Jangada comemora quinta-feira dez anos de existência com programação especial no Sesc Santo André (Rua Tamarutaca, 302), que segue até junho. O projeto nasceu a partir do desejo da atriz Talita Cabral de fazer algo novo, que fosse diferente das outras companhias pelas quais passou ao longo da carreira. “O que mais me encantava era o processo de ensaio e criação. Queria algo diferente, em que o ator não fosse apenas reprodutor do texto, mas que participasse como criador”, explica a fundadora ao Diário.

Junto de seu marido, o músico Rodrigo Régis, iniciou uma companhia com referências e enfoque no teatro popular, de animação, corporalidade do ator, linguagem não- verbal, circo e relação com a música.

Os espetáculos são de roteiro e trilha sonoras originais da companhia. São voltados ao público infantil, mas Talita explica que a ideia é a de que atinja também, de alguma forma, os adultos. “Não queremos que os pais sejam apenas acompanhantes, queremos que eles se envolvam com a apresentação.” Inclusive, ela conta que estão em processo de ensaio do primeiro espetáculo adulto, em homenagem ao compositor dos filmes de Mazzaropi Elpídio dos Santos. A estreia deve acontecer em agosto.

Por enquanto, a mostra que foi organizada no Sesc Santo André abriga espetáculos que marcaram a companhia. Especialmente na quinta-feira, dia exato em que a Navega Jangada completa uma década, duas apresentações chamam o público para a comemoração. A primeira delas é En-cantando o Conto, às 11h, em que dois viajantes apresentam histórias contadas e cantadas sobre suas aventuras. Já a partir das 14h, o espetáculo Temos Vagas apresenta dois palhaços que disputam a vaga para um circo. Tudo acontece sem fala e com narrativa focada na linguagem corporal e musical da banda que acompanha.

A programação segue até dia 23 de junho, sempre com entrada gratuita. Neste domingo, a partir das 12h, o espetáculo de fantoches O Balão de Zé e Zeza é um prato cheio para a criançada. Também sem a utilização de falas, a música ao vivo faz todo o trabalho de linguagem.

Ao longo desses dez anos, a fundadora conta que muita coisa mudou. “Muita gente vai, muita gente chega. Hoje, contamos com uma equipe de cerca de 15 pessoas.” Além disso, ela percebe que até mesmo a criação foi se modificando. “Se eu pegar para comparar os últimos trabalhos da companhia com os primeiros, eles são muito diferentes”, encerra. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;