Política Titulo Cooperação internacional
Consórcio organiza comitiva para Turim

Entidade credenciará empresários do Grande ABC para continuação da cooperação com a Europa

Humberto Domiciano
Do Diário do Grande ABC
02/03/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Durante o encerramento da visita da comitiva de Turim, o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC confirmou a realização de uma missão comercial que levará empresários da região para a cidade italiana.

O grupo seguirá ao país europeu em companhia dos profissionais do Consórcio. A excursão da região acontece entre os dias 14 e 17 de maio e terá também a presença do presidente da entidade, o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), e do chefe do Executivo de Santo André, Paulo Serra (PSDB).

O encontro comercial incluirá visitas às fábricas da montadora de automóveis Fiat e da fabricante de produtos aeronáuticos Alenia Aermacchi, além de rodadas de negócios entre os empresários brasileiros e italianos.

A primeira reunião sobre o tema será feita em 22 de março e, neste dia, haverá cadastramento de executivos do Grande ABC interessados em fazer parte dessa comissão rumo a Turim.

Segundo Domenico Alberto Rossini, presidente da Italcam (Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura), o encontro oferece possibilidades de comércio para a região. “As empresas poderão conhecer, vender e comprar produtos, além de fazer alianças estratégicas para distribuição também. Vamos colocar nas mesas todas as informações antes da agenda. O objetivo é reunir todos os perfis e procurar empresários para eles irem à rodada de negócios. Será algo muito científico e acredito que a missão terá sucesso”, afirmou.

O balanço apresentado ontem pelo Consórcio Intermunicipal e pela comitiva italiana aponta para a elaboração de pelo menos dois projetos em conjunto: a construção de um centro de controle operacional e a melhoria nos sistemas de informação de tráfego e transporte.

Para Morando, o centro de controle será essencial para o desenvolvimento de outros projetos de mobilidade. “Não conseguiremos ter outros serviços sem o centro. A parceria com Turim e com a União Europeia nos ajudará a formatar essa demanda, visando a busca por recursos, a fundo perdido ou por financiamentos. Estou otimista com o que vamos buscar, para termos clareza do que é possível, quanto custará e qual o projeto que será escolhido em outubro”, definiu.

Na visão de Chiara Ferroni, analista de negócios da Torino Wireless Foundation, companhia privada que promove pesquisas e gerencia projetos de smart cities, a meta a partir deste momento é melhorar a organização. “Vemos ingredientes para desenvolver planos em conjunto. Decidimos trabalhar juntos para melhorar a vida das pessoas, reduzindo o tempo no trânsito. Por isso, a região deve se organizar internamente com integração, para em um segundo momento trocar informações com a Capital. É um trabalho de governança”, defendeu a executiva. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;