Memória Titulo
Viagem viva pelo passado que restou
Por Ademir Medici
25/02/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


Ter um bem tombado pelo patrimônio histórico causa sempre arrepios entre os proprietários. Há o temor da desvalorização do imóvel. Não é verdade. Um bem tombado pode ser usado normalmente, e se bem usado, pode mesmo ganhar em valorização. Há vários casos.

Mesmo em países com história medieval, caso da Itália, há um misto de satisfação e preocupação. Famílias se orgulham de preservar um bem de valor histórico; outras não.

Em Vicenza, localizamos uma família de agricultores que nos confidenciou ter se deparado com construções enterradas na hora de arar a terra. De pronto trataram de esconder a descoberta.

– Vai chegar toda aquela gente (arqueólogos). E onde vamos plantar?

E NO GRANDE ABC?

Temos nossas relíquias. Em 1987, o Diário organizou o 1º Inventário do Patrimônio Histórico local, cidade por cidade, numa série de 13 reportagens especiais. Muitos daqueles bens foram engolidos pelo chamado progresso. Outros resistem, entre eles carcaças industriais que um dia respiraram trabalho, progresso, desenvolvimento.

E agora, o grupo Arquitetura Antiga de Santo André fotografa verdadeiras preciosidades que o tempo não destruiu. “É legal porque as pessoas passam a perceber quanta beleza ainda temos na cidade”, comenta a pesquisadora Maria Claudia Ferreira, incansável, que mantém o Facebook Santo André Ontem e Hoje.

“Essas fotos nos fazem viajar no tempo”, acrescenta Claudia.

Viajando no tempo com as lindas casas que ainda resistem. O título é da Claudia e este é o tema da Memória de hoje e de amanhã, antes que seja tarde e que novos espigões avancem em direção ao infinito.

Santos do Dia
Valburga / Cesário de Nazianzo

Diário há 30 anos...
Quinta-Feira, 25 de fevereiro de 1988 – ano 30, edição 6685
Manchete –Constituinte aprova fim de marajás e jornada menor
Aposentados – Fila para recadastramento na agência do INPS de Santo André atinge 800 metros na Rua Adolfo Bastos.
Rudge Ramos – Em protesto pela falta d’água, moradores interditam a Avenida Senador Vergueiro.

Municípios brasileiros
Celebram aniversários em 25 de fevereiro:
Na Bahia, América Dourada, Dias d’Ávila, Guajeru, Mansidão, São Gabriel, Tanque Novo, Várzea da Roça, Várzea Nova e Wanderley;
No Amazonas, Manaquiri.
Fonte: IBGE.

Em 25 de fevereiro de...
1918 – O Dr. Norberto de Oliveira reúne amigos de Santo André para criar uma sociedade literária, dançante e esportiva no então distrito. Uma comissão é constituída para tal.
A guerra. Do noticiário do Estadão: a obscuridade da situação na Rússia; a aceitação das condições de paz impostas pela Alemanha; a lei marcial em Petrogrado. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;