Política Titulo
PV de Sto.André quer deixar de ser um coadjuvante
Por Alexssander Soares
Do Diário do Grande ABC
08/10/2003 | 00:02
Compartilhar notícia


O PV de Santo André não quer mais fazer papel de coadjuvante na sucessão municipal. O partido pretende sair da condição de principal alternativa para indicar o candidato a vice-prefeito na chapa de João Avamileno (PT) para ter uma chapa própria na disputa pelo Paço Municipal e ainda buscar uma aliança com o PMDB e o PDT.

O nome do ex-diretor da Bridgestone/Firestone João Batista Gusmão, recém-filiado ao partido, começa a circular como o candidato a prefeito pelo PV, tentando uma aliança com os pré-candidatos a prefeito pelo PMDB, Wilson Bianchi, e pelo PDT, deputado estadual José Dilson.

Os verdes também trabalhariam com a possibilidade de lançar uma chapa pura, com a indicação de Gusmão como candidato a prefeito e Terezinha Fernandes Soares Pinto, mulher do empresário Ronan Maria Pinto, como candidata a vice.

Membros do PV afirmaram que Terezinha e Danilo, um dos filhos de Ronan, assinaram a ficha de filiação do partido. O empresário negou nesta terça-feira ao Diário que sua mulher e filho tivessem assinado a ficha de filiação ao PV, confirmando apenas o convite do partido, que também foi estendido a ele. “Ela não se filiou, mas ficou muito lisonjeada com o convite. Nós recebemos a ficha, e ficamos muitos honrados. Mas somos prestadores de serviços públicos na cidade, fato que não nos permite manter uma relação político-partidária”, disse Ronan. O Ministério Público de Santo André investiga Ronan como um dos possíveis empresários beneficiados num esquema de propina na cidade.

Conversas – O PMDB, do pré-candidato Wilson Bianchi, e o PDT, do pré-candidato José Dilson, foram procurados por Gusmão para discutir uma possível aliança na sucessão municipal. Bianchi disse ser ainda prematuro discutir uma aliança com o PV, mas que foi procurado na segunda-feira por Gusmão para tratar do assunto. “É uma maneira inteligente de fazer campanha. Vamos sentar para conversar.”

O pré-candidato pemedebista afirmou que só não abre mão de sair candidato a prefeito, independentemente da aliança partidária. “Não vou ajudar ninguém, nem ceder meu nome”, afirmou Bianchi.

O deputado estadual José Dilson, presidente municipal do PDT, disse que apenas recebeu uma ligação de Gusmão, nesta terça-feira, para marcar uma conversa. “Não entramos no mérito do assunto. Ainda sou pré-candidato, e vou decidir sem pressa. Mas é claro que uma aliança é oportuna para ter uma força maior na eleição.”

Gusmão disse nesta terça-feira que está “ouvindo algumas pessoas e buscando outras”. “Tudo vai ser discutido no partido, e nós vamos tratar da questão num encontro sábado pela manhã.”

O ex-diretor da Bridgestone/Firestone reconheceu que seu nome é apontado como mais forte pré-candidato a prefeito pelo PV, e afirmou ainda que Terezinha e Danilo (mulher e filho de Ronan) estavam filiados ao partido.

“Seguramente eles vão ocupar um espaço no PV”, afirmou Gusmão, sobre a possibilidade de dividir a chapa com Terezinha.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;