Memória Titulo
A colônia japonesa a caminho do bicentenário

Japoneses e seus descendentes iniciam formalmente, nesta semana, a sua caminhada rumo ao ano 200º de Brasil...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
16/06/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Japoneses e seus descendentes iniciam formalmente, nesta semana, a sua caminhada rumo ao ano 200º de Brasil - em 2108. Depois do centenário marcado de maneira formidável em 2008, Santo André e São Bernardo celebrarão hoje e quinta-feira os 101 anos da imigração japonesa, com cerimônias nas câmaras municipais.

Vocês pensam que o ano 2108 demorará? Enganam-se. Não estaremos aqui, mas o que são 99 anos para o infinito do tempo? Basta ver a foto de hoje. Ela tem 51 anos. E os antigos dizem que passou muito depressa.

Vale contar uma historinha. Anos atrás, numa das várias entrevistas que fizemos com o senhor Antonio de Lima, de Santo André, ele nos cedeu uma foto parecida com essa, que marca o cinquentenário da colônia japonesa de Santo André. Uma foto de 1958 que foi tirada, segundo Lima, numa chácara nos arredores do bairro Camilópolis.

Semana passada, o advogado José Bueno Lima, filho do senhor Antonio, repassou a imagem de hoje, da mesma solenidade, em novo ângulo: mais uma contribuição da família Lima - legendária família do Grande ABC - à construção da memória da colônia japonesa entre nós.

SANTO ANDRÉ

Sessão solene hoje na Câmara Municipal, às 19h. Homenagem a Massayuki Okubaru, economista, ex-vereador, diretor da Faculdade de Ciências Econômicas de Santo André e presidente do Conselho da Sociedade Cultural ABC; e a Saburo Kuwahura, presidente da Associação Sumô do Grande ABC. A festa é organizada pela União das Entidades Nipo-Brasileiras de Santo André, que tem Hanji Maki na presidência. O paraninfo será o vereador Paulinho Serra.

SÃO BERNARDO

Sessão solene na quinta-feira, às 19h30, na Câmara Municipal. Homenagem a Nagato Yoshikawa, iniciativa do vereador Minami.

Almanaque

Ítalo Setti

Nascimento: Poggio Rusco, Lombardia, Itália, 1º de junho de 1867.

Vereador: 1920 a 1922.

Falecimento: São Bernardo, 10 de setembro de 1943.

Procurador da Câmara desde a sua criação, em 1892. Veio com a família para São Bernardo em 1878. Foi juiz de Paz. Fundou a fábrica de charutos A Delícia, em São Bernardo, e a Companhia Tecelagem São Bernardo. Doou os terrenos do Estádio Ítalo Setti e do Colégio São José.

Vicente Martins Júnior

Nascimento: Jaú (SP), 15 de junho de 1912.

Vereador: 1950 e 1951 (suplente).

Partido: PTB.

Falecimento: Santo André, 28 de maio de 2002.

Assumiu duas vezes a Câmara Municipal de Santo André, em 1950 e 1951. Sua grande obra, a constituição da CTBC (Companhia Telefônica da Borda do Campo), começou a nascer num trabalho desenvolvido na Câmara Municipal. Cirurgião-dentista e delegado do sistema Ciesp/Fiesp.

EM 16 DE JUNHO DE...

1969 - Incêndio atinge quatro lojas da Rua Coronel Oliveira Lima, em Santo André: Casa Jussara, Livraria Siciliano, Ivete Calçados e Casa Santa Cruz.

1979 - Fundada a Sociedade Esportiva Jardim Leblon, em São Bernardo.

MUNICÍPIOS PAULISTAS

Aniversário de Salto (1889), Bariri (1890) e Piracaia (1892).

HOJE

Dia do Trabalhador na Indústria de Ladrilho e Cimento.

SANTOS DO DIA

Aureliano, Beno, Ciro e Julita.

Ciro e Julita viveram na Síria no século 4. Julita sofreu o martírio durante a perseguição de Diocleciano. Enquanto estava sendo torturada, seu filho pequeno, de nome Ciro, gritava em alta voz que também era cristão, e foi por isso morto com ela.

Sábado, 16 de junho de 1979

Manchete - Deputado (Antonio Carlos, MDB-MS) recorre ao STF (Supremo Tribunal Federal) contra nomeação de governador do Mato Grosso do Sul

Diadema - Centro Cívico ainda é só uma esperança.

São Caetano - Maria José Duran eleita presidente da Casa da Amizade.

Música - Zé Rodrix hoje na Churrascaria Porteira dos Pampas, em São Bernardo.

Polícia - Roubado em 200 mil ao sair do banco em São Caetano.

Esclarecimento - E-mail do leitor Teixeira: "Em Memória de ontem (Diário há 30 anos) consta notícia de que o Corinthians foi a surpresa do campeonato, sendo desclassificado. Na relação de classificados para as finais do campeonato em questão (São Paulo, Guarani, Palmeiras e Santos) não constam nem o campeão da temporada (Corinthians) nem a vice-campeã (Ponte Preta). Sugiro a correção da informação.

Nota da coluna - Prezado Teixeira. Nem a Memória de hoje nem a Editoria de Esportes do Diário de 1979 errou. O que se disputava em junho de 1979 era ainda o Campeonato Paulista de 1978, do qual o Corinthians foi desclassificado. O Paulista de 1979 teria início no segundo semestre e só terminaria em fevereiro de 1980. Coisas do calendário do nosso futebol.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;