Memória Titulo
Um laboratório de História no Sitio Tangará

O DIÁRIO ONLINE desta semana, já no ar, focaliza o Laboratório de Ensino e Pesquisa em História da Fundação Santo André (LEPH). Entrevistamos...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
27/11/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


O DIÁRIO ONLINE desta semana, já no ar, focaliza o Laboratório de Ensino e Pesquisa em História da Fundação Santo André (LEPH). Entrevistamos o professor José Amilton de Souza, coordenador do curso de História da Fundação. Ele conta a história do LEPH e faz justiça aos pioneiros da Fundação Santo André, com destaque para o professor emérito Nelson Zanotti, idealizador da instituição em 1952.

O LEPH surgiu da experiência de práticas de ensino e pesquisa desenvolvidas por professores e alunos do curso de licenciatura e bacharelado em História da Fundação Santo André. De um lado, a formação do educador; de outro, a contribuição da escola no estudo e construção da memória e história, inclusive a regional.

Busca-se uma integração: ensino, pesquisa e extensão universitária. O aluno é levado à iniciação científica. Descobre que pode e deve se envolver com fontes documentais orais, iconográficas, escritas e materiais. Ou seja: recebe informações para localizar e ouvir os protagonistas da história, lidando com fotografias, objetos, pesquisando e escrevendo.

Promete o professor Amilton: "Buscaremos o permanente compromisso com a pesquisa e o ensino, a produção e a divulgação de conhecimento sobre o Grande ABC e um constante esforço para resgatar aspectos diversos de memórias da população local como um direito dos cidadãos e com o propósito de refletir sobre a prática do ensino-pesquisa de História no campo da História".

Sábias palavras. Vida longa ao LEPH. Que acadêmicos e não acadêmicos possam conviver e refletir a partir do espaço sagrado da Fundação Santo André, em pleno Sítio Tangará, no coração do Grande ABC.

MEMÓRIA NA INTERNET - Programa 24: nasce um laboratório de História. Entrevistado: professor José Amilton de Souza, coordenador do LEPH. Editor do DIÁRIO ONLINE, Marcelo Ruiz; imagens e edição, Eduardo Donato; apresentação, Ademir Medici. Acesse: www.dgabc.com.br ; depois, clique VIDEO e GRANDE ABC MEMÓRIA.

MUNICÍPIO PAULISTA

Hoje é o aniversário de Vargem Grande Paulista, na Grande São Paulo. A cidade separou-se de Cotia em 1981.

HOJE

Dia Nacional da Educação a Distância, Dia Nacional da Luta Contra o Câncer, Dia de Ação de Graças (EUA) e Dia do Técnico de Segurança do Trabalho.

SANTOS DO DIA

Nossa Senhora das Graças, Bernardino de Fossa, Catarina Labouré, Francisco Antonio, Valeriano e Virgilio.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Terça-feira, 27 de novembro de 1979

Manchete - Santo André decide título no Pacaembu. O Ramalhão conseguiu um empate histórico em São José dos Campos, no domingo - 1 a 1 frente ao São José - e vai decidir o título da Intermediária na quinta-feira, no Pacaembu, frente à Esportiva, de Guaratinguetá.

Editorial - Quando o futebol serve de trampolim político.

Primeiro plano (Eduardo Camargo) - Gasolina, Delfim, Irã e empréstimo.

Sindicalismo - Resoluções aprovadas no I Congresso dos Metalúrgicos de Santo André, em Praia Grande: campanha pela criação da CUT, comissões de fábrica e reconhecimento do delegado sindical.

EM 27 DE NOVEMBRO DE...

1909 - Realizada a sessão inaugural da Academia Paulista de Letras.

1914 - Pellegrino Adelmo Begliomini nasce em Santo André, na Rua Bernardino de Campos. Craque de futebol, jogou no Primeiro de Maio, no Palestra, no Corinthians, na Seleção Paulista e na Seleção Brasileira.

Na história do futebol do Grande ABC, forma com Oberdan Catani (SE Palmeiras) e Piolin (São Paulo FC) um trio defensor que na década de 1940 residia em Santo André e chegou, junto, à Seleção Brasileira.

1919 - Ferve a política municipal em Mauá e Ribeirão Pires. José Mauro Lacava, Américo Perrella e Anselmo Walendy (os três em Mauá) e Antonio Simões (em Ribeirão Pires) são os favoritos para conquistar as prefeituras.

ALMANAQUE

Israel Nunes de Santana

Nascimento: São Caetano, 27 de novembro de 1960.

Vereador: 1993 a 2004.

Partidos: PFL - PGT.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;