Setecidades Titulo Transportes
S.Caetano construirá outro terminal

Promessa é demolir estrutura de ônibus localizada na região central do município para erguer novo equipamento totalmente moderno

Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
19/07/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


 O prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PSDB), deve apresentar nas próximas semanas carta proposta ao governo federal para captação de recursos, por meio do Programa Pró-Transporte, com o objetivo de construir terminal de ônibus na região central do município.

Antiga reivindicação de moradores, o equipamento será erguido na área onde fica localizado hoje o atual terminal da cidade, em frente à Estação São Caetano da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

Segundo o chefe do Executivo, a princípio, o estudo prevê a demolição da estrutura existente – inaugurada em 1983 – para que novo equipamento seja construído no espaço. “A proposta é partir do zero, com novo projeto paisagístico no entorno, muito verde e estrutura muito mais funcionalizada. Trata-se de proposta bastante ousada”, explica Auricchio.

Considerado pelo prefeito um equipamento “sucateado”, no qual, “chove mais dentro do que fora”, o terminal atual é responsável por atender demanda de nove linhas municipais de ônibus, além de abrigar taxistas.

A expectativa da Prefeitura de São Caetano é a de que nos próximos meses a administração publique edital para contratação de empresa especializada para elaboração do projeto técnico e arquitetônico do novo terminal. Com a finalização desta etapa, segundo Auricchio, a proposta para execução da obra será encaminhada ao governo federal.

Inicialmente, a ideia é que os recursos sejam disponibilizados por meio de nova linha de financiamento público-privada para obras na área de Mobilidade Urbana, no caso o Programa Pró-Transporte. A previsão da União é que o edital para interessados seja aberto até o fim deste mês. Na oportunidade, somente municípios com até 250 mil habitantes poderão se beneficiar.

Embora ainda não tenha em mãos o projeto finalizado, com custo das obras, a Prefeitura de São Caetano já estuda solicitar recursos na ordem de R$ 30 milhões para o projeto que engloba ainda intervenções no sistema viário, incluindo, a revitalização da Avenida Goiás (leia abaixo).

 

RECLAMAÇÕES

Usuários do transporte coletivo de São Caetano são unanimes ao declarar insatisfação com a atual estrutura existentes no Centro do município. “Se comparado com outros terminais, isso daqui parece um improviso”, avalia a estudante Ana Carolina Neves, 24 anos.

Embora não use diariamente o equipamento, a autônoma Selane Maria dos Santos, 33, afirma notar pouca conservação do espaço. “Os bancos estão todos quebrado, isso quando há lugar para sentar. Mas o pior de tudo mesmo é quando chove. Não tem onde se proteger”.

A última reforma promovida pelo poder público no espaço foi em 2008, período em que Auricchio exercia o primeiro mandato como prefeito do município.

À época, foram feitos serviços de melhoria do sistema de ventilação, iluminação, troca de pisos e calhas, parte elétrica e hidráulica e instalação de gradis.

Além disso, na parte superior do módulo 2 do terminal foi construído o prédio que abriga o Centro de Referência Estação Jovem.

 

Projeto inclui revitalização da Av.Goiás

 

Cogitada desde a gestão passada, quando à época o ex-prefeito Paulo Pinheiro (PMDB) chegou a anunciar construção de pista rebaixada – projeto descartado posteriormente em decorrência do alto custo –, a revitalização da Avenida Goiás volta a integrar os planos da Prefeitura de São Caetano.

Desta vez, o projeto faz parte de ambiciosa proposta de melhorias na área de Mobilidade Urbana que o prefeito José Auricchio Júnior (PSDB) deve apresentar ao governo federal.

Conforme noticiado no domingo pelo Diário, estudo feito pela administração municipal prevê remodelação total da via localizada na região central da cidade.

Dentre as ações cogitadas pelo Paço estão a construção de um corredor de ônibus central, similar ao modelo adotado em Curitiba (Paraná), além de maior integração com a malha cicloviária do município.

Segundo Auricchio, além de permitir um projeto paisagístico sofisticado, o corredor também possibilitará a construção de estações no próprio canteiro central, o que, na prática, facilitará o fluxo de veículos nas demais faixas da via.

No entanto, enquanto o projeto para execução da obra é elaborado, a Prefeitura de São Caetano afirma estudar ainda para este ano a instalação de uma faixa reversa na Avenida Goiás. O projeto foi anunciado em abril, com exclusividade pelo Diário. Atualmente, a proposta passa por análise técnica do governo.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;