Setecidades Titulo Trânsito
Sto.André pinta faixas em guias rebaixadas
Por Cadu Proieti
Do Diário do Grande ABC
27/03/2012 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Motoristas que querem sair ou entrar em casa com seus carros em alguns trechos das avenidas Queiroz Filho, Valentim Magalhães e Rua Pedro Américo, em Santo André, têm encontrado dificuldade por conta das faixas de pedestres que foram pintadas pela Prefeitura em frente a algumas garagens de residências. Os moradores dizem que é necessária atenção redobrada para não atropelar pessoas que esperam para atravessar a rua.

A equipe do Diário flagrou 15 faixas em frente à entrada e saída de carros nas três vias. Alguns pontos comerciais, como estacionamento de mercado e saída de lojas de veículos, apresentam o mesmo problema.
"Isso atrapalha. Outro dia meu filho foi sair de casa e quase atropelou uma pessoa que estava atravessando a rua. Tem que ter muita atenção para sair com o carro", relatou Francisca Giolo, 86 anos, que mora na Avenida Queiroz Filho há cerca de 60 anos.

A advogada Alessandra Marques, 37, também enfrentou o problema e disse que toma muito cuidado quando sai de casa com o veículo. "Aqui é local de grande movimento de pedestres porque fica próximo a três escolas. Quem está a pé tem prioridade e temos de respeitar. Deveria ter um semáforo para deixar o cruzamento mais seguro", disse ela, que mora entre a Queiroz Filho e a Marquês de Alegrete.

PRUDÊNCIA

A Prefeitura justifica a colocação das faixas de pedestres com base no Código de Trânsito Brasileiro, que não proíbe a pintura em frente à guia rebaixada. Porém, especialistas afirmam que não é prudente a demarcação em locais onde há entrada e saída de veículos.

"Mesmo que a movimentação dos carros seja feita em baixa velocidade, não é aconselhável a colocação de faixas nesses locais. Trata-se de equipamento para ampliar a segurança do pedestre, mas, nesse caso, o coloca em risco", explicou o professor de engenharia de tráfego da FEI (Fundação Educacional Inaciana) Creso Peixoto.

O artigo 183 da legislação nacional de trânsito diz que "é proibido parar sobre a faixa de pedestres". Para Peixoto, com a demarcação feita em frente a uma garagem, o motorista, automaticamente, infringe a lei quando sai com o veículo. "Dessa forma, entendo que é inadequada a colocação da faixa como está posicionada", disse o especialista.

A administração municipal informou que as faixas são pintadas em locais que possibilitam a travessia segura do pedestre. A Prefeitura ainda afirmou que o motorista, sempre que sair de sua garagem, tem de ter cuidado com quem passa na rua e com os outros veículos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;