Economia Titulo
Farmácias ampliam espaço para cosméticos e perfumes
Por Luiz Federico
Do Diário do Grande ABC
25/03/2006 | 08:35
Compartilhar notícia


Farmácias e drogarias do Grande ABC estão apostando forte no segmento de beleza. Um retrato disso é que produtos como cosméticos e perfumes já representam até 25% do faturamento, o que torna o negócio farmácia menos dependente das receitas vindas exclusivamente da venda de remédios.

Para explorar esse nicho de mercado, as lojas estão investindo na mudança de layout e abrindo mais espaços para expor hidratantes, loções, xampús, desodorantes e demais produtos fabricados pela indústria da beleza.

Segundo a Assodfarma Grande ABC (Associação dos Proprietários de Drogarias e Farmácias do Grande ABC), a cada dez pessoas que entram em uma farmácia, três estão em busca de cosméticos e perfumaria. “Isso começou a partir de 2000. O mercado está seguindo a tendência dos estabelecimentos norte-americanos e passou a apostar na venda de cosméticos”, explica o presidente da entidade, Osvaldo Praxedes. “Tivemos de reiventar o negócio”, disse.

Mas a mudança mais importante nesse contexto é o preço. “Quem pensa que os supermercados cobram mais barato que as farmácias está enganado. Podemos encontrar preços promocionais nas drogarias também”, afirma Praxedes.

Mais gôndolas – A reinvenção do negócio se baseia no aumento do espaço reservado a cosméticos e perfumes. Hoje, tinturas, perfumes e cremes para o corpo saltam aos olhos de quem entra em uma farmácia. Os estabelecimentos remodelaram todo o layout para valorizar um mix de produtos voltado para os cuidados com o corpo.

A invasão desses produtos retrata o crescimento de cada mercado. Enquanto as vendas de medicamentos aumentaram 10,82% (R$ 6,4 bilhões) no ano passado ante 2004, de acordo com a Abrafarma (Associação Brasileira de Redes e Farmácias e Drogarias), o setor de cosméticos, higiene pessoal e perfumaria registrou avanço de 14,5%, totalizando R$ 14,7 bilhões em 2005, conforme a Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene, Limpeza, Perfumaria e Cosméticos).

Na avaliação do gerente da Pró-pharmacos, com 12 unidades espalhadas no Grande ABC, Luis Carlos Galvão Bueno Júnior, a maior participação de cosméticos nas vendas das farmácias explica-se pela participação crescente da mulher no mercado de trabalho e o conseqüente aumento da renda desse público. “Mais de 80% das pessoas que compram em farmácias e drogarias são mulheres preocupadas com a auto-estima.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;