Internacional Titulo
Alta-costura promove festa para lançar coleçao outono-inverno
Por Do Diário do Grande ABC
06/07/2000 | 12:52
Compartilhar notícia


O mundo da alta-costura dará início à sua grande festa este sábado, com a apresentaçao das coleçoes outono-inverno 2000/2001. Vinte e um desfiles do calendário oficial e outros tantos acontecerao paralelamente, tudo isto precedido pela agitaçao e rivalidade típicas deste meio.

A abertura das apresentaçoes, por exemplo, foi alvo destas rivalidades. Rose Torrente-Mett, furiosa porque Dior ``tirou seu lugar' no calendário, se recusou a apresentar seu desfile em Paris e mostrará sua coleçao em Mônaco, em agosto.

O extravagante britânico John Galliano, estilista de Christian Dior, terá o privilégio de inaugurar a festa. Ninguém esqueceu ainda suas mendigas de luxo, apresentadas em janeiro, e o impacto que elas causaram sobre uma parte da crítica.

Outros dois estilistas serao alvo das atençoes, com seu primeiro desfile: Jean-Charles de Castelbajac, de 50 anos e 30 de carreira; e Yvan Mispelaere, de 33 anos, desconhecido na França, mas nomeado surpreendentemente diretor-artístico da maison Féraud.

Franck Sorbier, por sua parte, se mostra decidido e seus problemas financeiros nao o impedirao de voltar e inovar. ``Estamos aqui, sobretudo, para fazer sonhar, dar imagens de beleza. Produzir emoçao, isso é o importante', disse Sorbier.

A dupla Lecoanet-Hemant, cuja firma fechou em março passado, estará ausente do evento ``pela primeira vez em 33 temporadas'. Thierry Mugler tampouco apresentará sua coleçao, como foi o caso em janeiro, devido à reorganizaçao da sua maison. Ainda nao há data marcada para o seu retorno.

Já o italiano Maurizio Galante e os holandeses Viktor e Rolf, que nao vieram em janeiro porque estavam lançando uma linha de prêt-à-porter, estao de novo entre os convidados.

Os apreciadores da alta-costura podem ficar tranqüilos. Paris atrai cada vez mais gente e mantém uma ``posiçao central irreversível', na opiniao de Didier Grumbach, presidente da Federaçao da Costura e do Prêt-à-porter. A capital francesa é a única que ``inclui em seu calendário coleçoes inovadoras, cada vez mais espetaculares', disse Grumbach.

É por isso que o número de desfiles paralelos multiplicou. Os estilistas tentam aproveitar a presença, durante cinco dias, de 900 jornalistas do mundo inteiro. Alguns destes estilistas já haviam vindo, como o franco-suíço Michel Harcourt, a francesa Fred Sathal, o belga Libertin Louison e o russo Valentin Yudashkin. Outros, comparecem pela primeira vez, como o iraniano Morteza Pashai, o libanês Elie Saab (estilista preferido da rainha Rania, da Jordânia), e o italiano Carlo Ponti.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;