Diarinho Titulo Vergonha
Por que o rosto fica vermelho?
Por Caroline Ropero
Do Diário do Grande ABC
04/03/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Quem é muito tímido costuma sentir o rosto esquentar e ficar com as bochechas bem vermelhas em algumas situações. Isso ocorre porque o sistema nervoso (responsável pelos movimentos do corpo e sentidos) tem duas partes: a que controlamos - como quando queremos mexer perna ou braço - e a que não dominamos, da qual as emoções fazem parte.

Quando sentimos vergonha, o organismo libera a adrenalina, substância química que acelera o batimento do coração e a pressão arterial (pressão que o sangue faz enquanto passa pelas artérias). Assim, os vasos sanguíneos dilatam-se (ficam mais largos) e o cérebro entende que algo diferente acontece.

Imediatamente, mais sangue circula pelo órgão. Como maior quantidade do líquido passa pela região da cabeça, o rosto fica avermelhado. Às vezes, até as orelhas mudam de cor. A reação pode durar vários minutos e até horas, de acordo com a intensidade da timidez.

Consultoria de Monica Akemi Sato, professora de Fisiologia da Faculdade de Medicina do ABC




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;