Economia Titulo
Região abre 9.000
vagas temporárias
Vinicius Gorczeski
Especial para o Diário
05/09/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


A ordem no comércio é contratar funcionários para o fim do ano, quando as lojas atingem o ápice nas vendas por conta das festas. Serão quase 9.000 empregados temporários atuando nos principais estabelecimentos do Grande ABC. A estimativa é de associações comerciais, shopping centers e companhias especializadas em contratação.

A Associação Comercial e Industrial de São Bernardo prevê 3.000 temporários atuando no período. O vice-presidente, Valter Moura, ressalta que as lupas estarão voltadas para potenciais candidatos nas próximas semanas. “Intensificou-se agora para o Dia das Crianças, e a partir daí, até o fim do ano”, diz. “O candidato deve ter em mente que, se destacando, existem boas chances de efetivação.” Empresa que faz banco de mão de obra, a Manpower, também selecionará candidatos para 600 vagas.

Sociedade Oliveira Lima e Região, em Santo André, abrirá 700 postos, conforme projeção das lojas instaladas na rua comercial e entorno. A estimativa é 20% maior do que em 2010 devido à força da classe C e da D, que acompanha a nova classe média no consumo. “Essas camadas têm mais acesso ao crédito. As vendas ainda se mantêm aquecidas, o que irá se repetir neste fim de ano”, diz o presidente da Sol, Hélio Farber.

O assessor da presidência da Associação Comercial e Industrial de Santo André, Nelson Tadeu Pereira, aposta na alta de 10% nas vagas de emprego temporário. “Independentemente de qualquer crise que possa haver, as contratações continuarão fortes, com aumentos reais de renda e pagamentos de PLRs (Participação nos Lucros e Resultados), que aquecerão as vendas e consequentemente as vagas.” Ele acrescenta que os novos pontos comerciais na cidade sustentam essa expectativa e contemporiza a escassez de mão de obra qualificada ao falar que a maioria dos candidatos precisa estar munida de duas qualidades básicas: boa comunicação e simpatia.

A maré de insegurança no setor, resultado da nova crise internacional, deve deixar os números de empregados temporários em Diadema da mesma forma que no ano passado: 2.000 postos. “Até agosto a cidade já soma 7.248 atividades de comércio, é o terceiro setor que mais gera empregos”, afirma o presidente da Associação Comercial de Diadema, Gildo Freire.

Apesar de repetir a dose de empregos de 2010, o executivo sustenta que a previsão é positiva, dado o fato de que no ano passado o número já foi considerado acima das estimativas.

 

São Bernardo terá saldão de vendas neste fim de ano

Os comerciantes de São Bernardo terão durante o Natal uma semana exclusiva para as vendas de última hora. A partir do dia 19, a Associação Comercial e Industrial reunirá cerca de 80 comerciantes no Pavilhão Vera Cruz para queimar os estoques. A Prefeitura cobrará taxa de imposto, assim como ocorre nas demais feiras.

O vice-presidente da Acisbec, Valter Moura, ressalta que o objetivo é contribuir com o desenvolvimento dos lojistas, que terão no mínimo dois pontos de vendas: o original e o adicional da feira. Assim, caso o cliente não ache itens na loja convencional, poderá recorrer à loja sazonal.

Vestuário, brinquedos, eletroeletrônicos, eletrodomésticos e sapatos são algumas das categorias que os consumidores vão encontrar no Pavilhão Vera Cruz.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;