Política Titulo
Ribeirao termina contagem de votos na madrugada
Por Da Redaçao
03/10/2000 | 03:52
Compartilhar notícia


O resultado final da eleiçao em Ribeirao Pires após a apuraçao das 143 urnas do município - que acabou às 3h09 desta segunda - determinou a reeleiçao da prefeita Maria Inês Soares (PT), que obteve 27.076 votos (51,03%). O ex-prefeito Valdírio Prisco (PMDB) foi o segundo colocado, com 17.767 (33,49%) e Roberto Tokuzumi (PV) o terceiro, com 7.794 (14,69%). Juscelino Rodrigues foi o último, com 418 votos (0,79%).

A apuraçao das eleiçoes em Ribeirao Pires teve atraso devido aos inúmeros problemas que resultaram na votaçao conturbada, em que 30% das urnas eletrônicas tiveram defeitos. Só na Escola Estadual Dom José Gaspar, na Vila Aurora, sete das 12 urnas nao funcionaram antes da metade do dia.

Defeitos nos disquetes (flash cards) das urnas eletrônicas transtornaram os eleitores, que se enfileiraram até as 20h para que conseguir votar. Os problemas nos equipamentos foram ocasionados, segundo os técnicos do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), durante o carregamento do disquete que armazena as informaçoes dos candidatos.

Alguns dos discos tiveram de ser desprotegidos, pois a proteçao contra fraudes nao permitia que os dados fossem inseridos na máquina quando o eleitor digitava os números.

Maria Inês Soares declarou que estava certa da vitória quando ainda faltavam 80% das urnas. A petista afirmou que a apuraçao parcial feita pelo partido coincidia com as perspectivas petistas e com última pesquisa A. Franceschini Análises de Mercado/Diário. "Nós já vencemos, nao há dúvidas", dizia a prefeita no domingo.

  Maria Inês nao esperou a finalizaçao da apuraçao e por volta da zero hora foi para a sua residência dizendo que estava muito cansada.

O candidato a vice-prefeito de Valdírio Prisco (PMDB), Cezar de Carvalho (PSDB), declarou que esta segunda foi um dia difícil para a militância. "O day after é realmente complicado. Mas agora temos que levantar a cabeça e seguir em frente. A prefeita vitoriosa merece os parabéns", disse o tucano.

O número de eleitores na cidade soma 69.191 e o comparecimento foi de 59.661. O total de abstençoes foi de 9.530. Os votos válidos totalizaram 53.055, brancos 2.471 e nulos 4.135.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;