Internacional Titulo
Cisjordânia e Gaza amanhecem calmas
Por Do Diário do Grande ABC
04/10/2000 | 09:32
Compartilhar notícia


A violência tendia a baixar nesta quarta-feira de manha na Cisjordânia e na Faixa de Gaza, poucas horas antes do encontro previsto entre o primeiro-ministro israelense Ehud Barak e o presidente palestino Yasser Arafat em Paris.

O último incidente sério ocorreu perto da localidade de Beitunia, a oeste de Ramallah, no Norte da Cisjordânia. Dois policiais palestinos foram mortos e outros 15 palestinos feridos em um tiroteio com o exército israelense, segundo uma fonte dos serviços de segurança palestinos.

Com estes dois, eleva-se a 65 o número total de vítimas desde o início dos distúrbios, dos quais 53 sao palestinos e nove membros da comunidade árabe israelense, que se mobilizou em solidariedade aos palestinos.

Em Bani Naím, perto de Hebrón, no Sul da Cisjordânia, dezenas de manifestantes lançaram pedras contra os soldados israelenses e depois bloquearam a entrada da cidade com pneus incendiados.

Em Jabel-Mukaber, localidade palestina que está em parte situada no interior dos limites municipais de Jerusalém, cerca de 2.900 manifestantes incendiaram pneus por ocasiao dos funerais de um palestino, Ismael Shahda, de 27 anos, morto terça-feira a tiros.

Na Faixa de Gaza, grupos de jovens palestinos se concentraram em frente às posiçoes do exército israelense, perto da colônia judia de Netzarim (Norte), mas sem provocar incidentes, constatou o correspondente da AFP.

Por outra parte, esta quarta-feira se comprovou o retorno a uma relativa calma entre a comunidade árabe israelense, cujos dirigentes se reuniram terça-feira com Barak.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;