Economia Titulo
Confiança de empresas de menor porte segue em alta
Por
03/10/2010 | 06:58
Compartilhar notícia


O IC-PMN (Índice de Confiança de Pequenos e Médios Negócios), elaborado pela parceria de Insper e Santander, indica que o otimismo dos pequenos e médios empresários continua alto no quarto trimestre. O IC-PMN registrou 75,5 pontos numa escala de zero a 100 e ficou ligeiramente acima da graduação de 75,4 pontos na última edição.

Segundo técnicos do Insper e do Santander, este é o valor mais alto já alcançado desde o lançamento do índice, no último trimestre de 2008. A confiança em relação ao faturamento obteve a pontuação mais alta, de 79,8 pontos, seguida pela confiança no ramo de atividade (78,3) e no lucro (77,9). Foi observada pequena queda apenas na questão relativa às perspectivas de investimento (-1,75%), para 72,6 pontos.

Os demais componentes permaneceram estáveis em relação à pesquisa anterior. "A conjuntura é bastante positiva para todos os setores, inclusive para o de pequenas e médias empresas, cujo crédito deve continuar se expandindo", disse o diretor executivo de segmento de business do Santander, Ramon Camino.

Segundo a pesquisa, os empresários do comércio de pequeno e médio portes são os mais otimistas em relação ao quarto trimestre. O otimismo desse setor atingiu 75,9 pontos. Em seguida, aparecem os empresários de serviços e da indústria, com 75,1 pontos e 74,8 pontos, respectivamente.

Apesar de ter o menor nível, a confiança da indústria obteve o maior crescimento em relação à última divulgação, com alta de 0,63%. "Apesar de estável, o movimento de expansão da confiança do segmento da indústria reflete o aquecimento do setor, ao se preparar para abastecer os estoques do comércio no quarto trimestre", avalia o professor do Insper Danny Claro, coordenador do IC-PMN.

Entre as regiões do País, os empresários do Nordeste são os mais otimistas. O índice na região alcançou 77,5 pontos. A confiança na Região Norte, que na última edição foi a mais alta, teve queda de 3,37%, para 75,9 pontos. Já as Regiões Sul e Centro-Oeste foram as que tiveram maior avanço no indicador, com aumento de 1,51% (75,3 pontos) e 1,28% (75,9 pontos), pela ordem. No terceiro trimestre, o Centro-Oeste obteve 74,9 pontos e o Sul ficou com 74,2 pontos.

Para o fim do ano, a maior parte dos pequenos e médios empresários planeja realizar ações para aumentar as vendas. Para 26%, haverá alta de estoque em relação a 2009 e 16% pretendem vender novos tipos de produtos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;