Economia Titulo
OIE declara Argentina livre da aftosa com vacinação
Da AFP
10/07/2003 | 08:25
Compartilhar notícia


A Organização Internacional de Epizootias (OIE), com sede em Paris, declarou nesta quinta-feira a Argentina livre da aftosa com vacinação, informou a entidade em um comunicado em sua página na Internet.

"As autoridades argentinas entregaram os documentos demonstrando que não aconteceu nenhum caso de aftosa no país durante o período de 21 de maio a 7 de julho de 2003", explicou a organização.

"O Comitê da Comissão Científica da OIE para as epizootias analisou o documento e o considerou satisfatório", acrescentou. "Portanto, a zona da Argentina que se encontra ao norte do paralelo 42 está declarada livre da aftosa com vacinação desde 7 de julho", explicou a organização.

A região patagônica situada ao Sul do paralelo 42 tem o status máximo de livre da aftosa, já que o Rio Negro faz uma verdadeira barreira natural para a epizootia.

Em uma reunião realizada em Paris no dia 22 de maio, a Comissão Científica da OIE para epizootias negou um pedido argentino para que a região situada ao Norte do Rio Negro fosse declarada livre da aftosa com vacinação.

A organização internacional havia adiantado, entretanto, que iria declarar este país sul-americano livre da aftosa com vacinação se não houvesse nenhuma mudança em relação à doença até o dia 7 de julho de 2003.

Esta data coincidia com os 18 meses de prazo que a OIE impõe desde o último surto de aftosa para que o país possa mudar de status.

Em maio, a OIE declarou o Uruguai livre da aftosa com vacinação, assim como três estados do Brasil (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Rondônia), a região boliviana de Chiquitania e o noroeste do departamento colombiano de Chocó.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;