Economia Titulo
Temporada de emprego se estende até outubro
Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
28/03/2011 | 07:30
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/DGABC


O período entre os meses de março e outubro é considerado o melhor para aqueles que estão em busca de uma oportunidade de trabalho. O volume de contratações chega a ser 80% maior do que nas demais épocas do ano, segundo o diretor de educação da ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos), Luiz Edmundo Rosa.

Vale salientar que, em fevereiro, o desemprego no País cresceu 6,4%, segundo o levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

"No fim do ano, as contratações que são feitas pelas companhias são temporárias e se concentram no comércio. Além disso, outras corporações fazem balanços e convenções entre novembro e fevereiro, brecando a abertura de vagas", explica Rosa.

Como o mercado de trabalho está em ebulição, é importante que o profissional se valorize e escolha a empresa na qual quer trabalhar, e não apenas seja escolhido. Para isso, o primeiro passo é atualizar o currículo, pesquisar sobre a empresa a que pretende se candidatar e fazer networking.

"A maioria das pessoas que busca recolocação no mercado apresenta despreparo, não sabendo, sequer, como é a empresa e quais são os serviços ou produtos que ela oferece", explica Rosa. "Então, antes de se candidatar a uma vaga, o profissional deve fazer um estudo sobre a empresa e o cargo para o qual irá se inscrever, pois essa é uma iniciativa que o diferenciará na seleção", complementa o diretor.

Incluir o currículo em sites e agências de emprego, fazer cadastro nos sites das empresas, utilizar as ferramentas sociais e, principalmente, avisar aos amigos e parentes que está procurando uma nova oportunidade de emprego, são algumas das formas de se conquistar uma nova vaga.

Para Rosa, este ano será tão bom quanto 2010, devido à economia fortalecida, "mas não se pode esquecer de que o mercado necessita de pessoas qualificadas."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;