Política Titulo Ribeirão Pires
Médica alega fraude nas guias doadas pelo gabinete de Cléo

Profissional cubana que atua em Ribeirão diz desconhecer esquema e registra BO por falsificação de assinatura em encaminhamento

Por Vitória Rocha
Especial para o Diário
02/07/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


A médica cubana Yarisleydis Nunez Videt, que atua pelo programa Mais Médicos na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Valentina, em Ribeirão Pires, registrou BO (Boletim de Ocorrência) alegando fraude na guia médica doada pelo gabinete da vereadora Cléo Meira (PTN) em que consta a assinatura dela para realização de mamografia na Carreta Mulheres de Peito, serviço do governo do Estado.

No documento protocolado dia 20 na polícia consta que “a vítima Yarisleydis informa que desconhecia tal procedimento (doação de guias assinadas por ela) e que soube do ocorrido através de Marciléia, que é responsável pela UBS deste município”. A médica, que não tem se pronunciado sobre o caso, argumentou não ter permissão da Opas (Organização Pan-Americana de Saúde) para falar com a imprensa.

A denúncia veio à tona há duas semanas, quando o ex-assessor da parlamentar Cléo Meira Simei Nascimento foi flagrado concedendo requerimentos para realização de mamografia na Carreta Mulheres de Peito. Na gravação, feita pelo jornal Diário de Ribeirão Pires, uma atriz vai até o gabinete da vereadora e relata que a mãe, com nódulo no seio, não conseguiu pegar guias no posto da fazer o exame. O chefe de gabinete apresenta a guia já assinada e com carimbo de Yarisleydis. Após explicar como deveria fazer o encaminhamento com a guia falsa, Simei Nascimento pergunta. “Você já vota? Vota na ‘Doninha’”. Em seguida, uma outra mulher presente no gabinete da vereadora emenda: “Na Cléo”.

APURAÇÕES
O Ministério da Saúde informou que irá fazer visita técnica ao município para investigar a denúncia, mas que ainda não havia sido comunicado oficialmente pela administração de Saulo Benevides (PMDB) sobre o ocorrido. “O ministério aguarda o posicionamento final do gestor responsável. Após esse esclarecimento, a coordenação realizará visita técnica para verificar o possível problema. Se confirmada a irregularidade, se inicia o processo de desligamento e substituição da médica. É importante esclarecer que a médica só deixa de atuar no programa Mais Médicos após confirmação dos fatos”, explicou o departamento, por meio de nota.

De acordo com o representante dos usuários no Conselho Municipal de Saúde, Carlos Lima, o órgão deliberou na quinta-feira que irá entrar com representação no Ministério Público e no Ministério Público Eleitoral, no Ministério da Saúde, na Câmara e protocolará denúncia contra a Yarisleydis no Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo) pedindo apuração do caso. “Essa foi a decisão do conselho na última reunião e foram aprovadas as atas, portanto vamos encaminhá-las para as autoridades competentes para que elas tomem posição. Espero que o Ministério Público não seja mais uma vez omisso às posições que o conselho tem tomado.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;