Economia Titulo
Corte alemã decide a favor do programa OMT do BCE
Por
21/06/2016 | 05:49
Compartilhar notícia


A mais alta corte da Alemanha decidiu hoje a favor do programa Operações Monetárias Completas (OMT, na sigla em inglês) do Banco Central Europeu (BCE), encerrando anos de questionamento legal.

A decisão, que foi anunciada pela corte constitucional alemã, era amplamente esperada. No mercado de câmbio, o euro teve reação contida ao anúncio. Às 5h47 (de Brasília), a moeda comum europeia avançava a US$ 1,1338, de US$ 1,1309 no fim da tarde de ontem.

O OMT foi anunciado em setembro de 2012, no auge da crise da dívida da zona do euro, em meio a temores de que o bloco poderia se desintegrar e semanas depois de o presidente do BCE, Mario Draghi, prometer fazer "o que fosse necessário" para proteger o euro. Embora nunca tenha sido utilizado, a existência do programa, que prevê compras ilimitadas de bônus pelo BCE, ajudou a tranquilizar os mercados financeiros.

No ano passado, o Tribunal de Justiça Europeu já havia considerado o OMT compatível com as competências de política monetária do BCE. Fonte: Dow Jones Newswires.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;