Política Titulo Candidato em Mauá
Contas de Volpi seguem longe da Câmara

Parecer negativo à gestão do tucano é alvo de recursos no TCE; futuro deve sair na eleição

Por Vitória Rocha
Especial para o Diário
10/04/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/DGABC


As contas rejeitadas do ex-prefeito de Ribeirão Pires e pré-candidato à Prefeitura de Mauá pelo PSDB, Clóvis Volpi, ainda não chegaram à Câmara ribeirão-pirense. Com isso, há forte possibilidade de o futuro político de Volpi ser decidido durante a campanha a prefeito mauaense.

Volpi teve a contabilidade de seu último ano como chefe do Executivo de Ribeirão Pires, em 2012, contestada pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado). Para estar livre juridicamente, tem de derrubar o parecer da Corte junto aos vereadores de Ribeirão Pires.

Porém, o tucano ainda tenta reverter a situação no próprio TCE. Ele protocolou recursos contra a decisão dos conselheiros, o que tem atrasado a ida das contas rejeitadas para o Legislativo da cidade em que governou.

Segundo Volpi, ao optar por entrar com recurso, ele está “cumprindo a regra” do TCE. “Não sei quando sairá o parecer, mas estamos aguardando. Não tenho ideia do que pode acontecer”, vislumbrou. No início de 2015, o tribunal decidiu dar parecer negativo às contas de 2012 do ex-prefeito por deficit orçamentário 11,95% – aproximadamente R$ 29,1 milhões – e pela contratação de servidores em período eleitoral, o que é proibido pela Constituição Federal e pela lei eleitoral. Volpi alega que problemas com a terceirizada que atuava na Saúde da cidade forçaram a admissão de pessoal já dentro do prazo eleitoral – ele diz que optou por oferecer serviços aos cidadãos.

No Legislativo de Ribeirão, não há previsão de quando o parecer da Corte será apreciado. De acordo com o secretário-geral da Câmara, Mário Nicoluche, quando o resultado chegar, será publicado em um ato oficial e ficará disponível para o público durante 60 dias. Só então o documento vai para apreciação dos vereadores.

Já em dezembro, havia a possibilidade de a decisão do TCE causar problemas para a candidatura de Volpi em Mauá. Como será analisado em Ribeirão, o parecer sobre as contas estará nas mãos dos parlamentares, independentemente do fato de o tucano ter mudado o domicílio eleitoral para concorrer à Prefeitura de Mauá.

Questionado sobre a decisão do TCE à época, o ex-prefeito não negou que tenha havido problemas financeiros, mas disse que a Corte não avaliou o progresso orçamentário ao longo da gestão. Atualmente, Volpi é superintendente do Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas de São Paulo). <TL> 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;