Economia Titulo
Ex-ministro prevê crescimento econômico de 4%
Por Do Diário do Grande ABC
10/04/2000 | 12:27
Compartilhar notícia


O ex-ministro das Comunicaçoes Luiz Carlos Mendonça de Barros disse, nesta manha, que acredita na retomada do crescimento econômico até o final do ano, com o último trimestre apresentando uma taxa de crescimento de 4%.

"A economia está acelerando e na média do ano teremos um crescimento de 2,5%, mas no último trimestre ela estará crescendo 4% ao ano", avalia Mendonça de Barros. Segundo ele, em 2001 a previsao é de que haja uma estabilizaçao nesses 4%, "se nada de extraordinário acontecer".

Em relaçao ao nível de emprego, Mendonça de Barros estima que a taxa estará compatível com o crescimento de 4%. "Esse número é considerado um mínimo para afetar a taxa de emprego. Mas comparado a 99, o nível de 2000 nao vai mudar muito vai começar a crescer no fim do ano".

Mendonça de Barros credita a recuperaçao da economia à estabilizaçao da taxa de câmbio e na melhora da economia como um todo, aumentando o consumo para taxas consideradas normais.

"O que ainda atrapalha muito é a taxa de juros que precisa cair mais e também a questao do grande superávit fiscal que acaba reduzindo também a taxa de crescimento", disse. Mendonça de Barros, no entanto, se recusou a dizer de quanto seria a taxa de juros ideal para permitir a manutençao do crescimento. "Nao sei nao estou acompanhando, mas que está alta está", disse.

O ex-ministro é presidente da Associaçao V Centenário, entidade criada especialmente para tratar de eventos comemorativos dos 500 anos do Descobrimento do Brasil relacionados ao Estado de Sao Paulo. Pela manha, no Memorial da América Latina, o governador Mário Covas, Mendonça de Barros e o presidente da Telefônica, Fernando Xavier, participaram da entrega de prêmios aos vencedores do concurso público nacional de projetos - Monumento em Homenagem aos Imigrantes do Estado de Sao Paulo. O Monumento será colocado na rodovia dos Imigrantes, próximo a represa Billings. O primeiro colocado foi o arquiteto Marcos Cartum, que recebeu o prêmio de R$35 mil. O concurso foi organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil e patrocinado pela Telefônica.

Segundo o ex-ministro Mendonça de Barros, as comemoraçoes do Descobrimento do Brasil em Sao Paulo, serao divididos em 5 temas. O primeiro foi a fundaçao da cidade de Sao Vicente. Em maio a Associaçao V Centenário deve programar um evento para comemorar a atuaçao dos bandeirantes. Os próximos temas a serem explorados sao a cultura do café; o da liberdade política, centrado no 7 de setembro e o caminhos futuros do desenvolvimento paulista. A cada evento Mendonça de Barros busca patrocínio junto a iniciativa privada. O governador Mário Covas saiu sem atender a imprensa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;